Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Assaí está fechando lojas em todo o país? Entenda

Recentemente, tem circulado nas redes sociais a informação de que o Assaí Atacadista está fechando todas as suas lojas no país. Entenda!

Recentemente, tem circulado na internet e nas redes sociais a informação de que o Assaí Atacadista. A rede de supermercados é uma das maiores do país, com mais de 260 unidades, está fechando todas as suas lojas em território nacional.

No entanto, a informação é falsa, a marca não está deixando o Brasil. Diante da situação gerada pela desinformação, a companhia precisou negar o fim de suas operações. Além disso, explicou o que de fato vem acontecendo com a rede.

A fake news que tem preocupado os clientes do Assaí Atacadista destaca ainda que o setor do varejo estaria vivenciando uma crise, e que por essa razão, a empresa estaria encerrando suas atividades em meio ao momento delicado enfrentado. Siga na leitura para entender o caso e conferir o que diz a companhia sobre o assunto.

É falsa a publicação que diz que o Assaí está encerrando suas operações

O conteúdo compartilhado na internet conta com uma imagem de uma unidade da rede e o título: “Crise delicada no varejo: Assaí baixará as portas de lojas por todo o Brasil oficialmente”. Além disso, é possível conferir hashtags contrárias ao atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à esquerda, e favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nesse sentido, somente no Instagram, a publicação original do conteúdo falso, feita no dia 11 de abril, alcançou 29.598 curtidas e 2.817 comentários. No TikTok, a fake news do fechamento do Assaí, publicada no último dia 10, acumula mais de 670 mil visualizações, 6,5 mil curtidas e 960 comentários. 

Qual a real situação?

O Assaí nega que a rede de supermercados esteja fechando todas as suas unidades no país. Somente em 2022, o atacadista inaugurou 60 lojas e possui planos de abrir novas operações neste ano.

De acordo com a empresa, o grupo estuda a venda ou aluguel de alguns pontos para a própria rede, para a arrecadação de dinheiro. Cabe destacar que tal tipo de operação, conhecida como Sell and Lease Back (Vender e Alugar de Volta), é uma prática comum, já realizada pelo Assaí em outros momentos. Apesar disso, a companhia ressalta que a decisão ainda não foi tomada.

“Aimplesmente foi informada como uma opção diante do aumento do custo do capital com a escalada dos juros básicos (Selic). O Assaí esclarece que não fechará lojas”, afirma a rede de supermercados.

Imagem: Tarcísio Schnaider/ shuttersotck.com