Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Assistente Alexa surpreende e consegue imitar vozes

Pode ser algo com foco em testes, ou para ser usado em outras ferramentas da Alexa. Nesse caso, será preciso esperar por novidades.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Alexa é a assistente virtual da Amazon que está presente em muitos lares. Em suma, muitas pessoas passaram a ouvir as suas emissoras de rádio favoritas por meio dela. Sucesso nas casas e empresas, a Alexa trouxe uma novidade: trata-se de um recurso que possibilita a assistente virtual imitar a voz de pessoas que já morreram.

Apesar da dor da perda ser grande, a inteligência artificial (IA) consegue, por meio da voz da pessoa que morreu, manter viva as suas memórias.

Sistema de inteligência artificial, Alexa

Em suma, um vídeo apresentado pela Amazon mostra um garotinho pedindo para a Alexa ler o livro “O Mágico de Oz” na voz de sua falecida avó. A tarefa é algo que a IA consegue fazer com grande facilidade.

A apresentação deixou muita gente curiosa, e isso despertou vários sentimentos. De acordo com Rohit Prasa, cientista-chefe para Alexa IA da empresa, ter atributos humanos na Alexa e em outras IA é importante. Ainda mais, em épocas de pandemia, pois muitos perderam alguém que amam.

Na verdade, o que ocorre é que os sistemas de IA conseguem aprender a imitar a voz de um indivíduo com somente um minuto de áudio gravado. De acordo com Prasa, não seria nada difícil para uma pessoa fazer diferentes usos para uma mensagem de voz, seja de alguém falecido ou não.

Entretanto, a Amazon não deixou claro se essa função vai estar disponível para outros usuários. Esse tipo de artifício não é novidade. É dito isso, pois indústrias como a de videogames e do cinema fazem uso do “audio deepfakes” há bastante tempo.

Por outro lado, a Amazon não confirmou se essa função vai estar disponível para os usuários. Pode ser algo com foco em testes, ou para ser usado em outras ferramentas da Alexa. Nesse caso, será preciso esperar por novidades. O que o IA vai fazer, é gerar uma voz sintética que imita a voz de uma outra pessoa.

Imagem: Charles Brutlag / Shutterstock.com