Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ataque hacker tentou sequestrar dados do Tesouro Direto

Essa não é a 1ª vez que um sistema do governo do Brasil é alvo de um ataque hacker

0

Na última sexta-feira (13), a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional sofreu um ataque de ransomware. O Ministério da Economia afirmou que aplicou “medidas de contenção” e que a ação não causou nenhum dano aos sistemas da entidade. 

Ataque hacker tentou sequestrar dados do Tesouro Direto

Em suma, o Ministério afirma que acionou a Polícia Federal. O comunicado tem poucos detalhes sobre como esse ataque ocorreu ao Tesouro Nacional, bem como não fala se houve danos. “Novas informações sobre o assunto serão divulgadas tempestivamente e com a devida transparência”, finaliza o órgão.

Vale ressaltar, que essa não é a 1ª vez que um sistema do governo do Brasil ou de uma empresa pública nacional, é alvo de um ataque ransomware. Em novembro de 2020, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) teve seus sistemas infectados com o RansomExx.

Seja membro

Além disso, em abril de 2021, foi a vez de os sistemas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) ficarem fora do ar depois de um ataque do grupo REvil. Nesse ataque, o grupo teria cobrado US$ 5 milhões para descriptografar os arquivos, e não vazar os dados. Também, houve uma ameaça de ataque DDoS.

Por fim, outros episódios de ataque como do Tesouro Nacional ocorreram. tais como a prefeitura de Saquarema (RJ), a Eletronuclear (da Eletrobras) e a Cemig.

Ataques Ransomware

Os ataques ransomware bloqueiam os arquivos e os dados com criptografia. E assim, cobram um regate para restabelecer o acesso. Por conta disso, nos últimos anos, eles se tornaram um verdadeiro problema para as empresas e para os órgãos governamentais. 

E a preocupação é tanta, que o Departamento de Justiça (DoJ) dos EUA considera esses ataques com o mesmo rigor que o terrorismo. Inclusive, o presidente Joe Biden chegou a citar a possibilidade de uma “guerra cibernética”.

Nos últimos meses, ocorreram dois ataques importantes: um a JBS na Austrália, Canadá e EUA, pelo grupo REvil, e outro à Colonial Pipeline, dos EUA. O RansomExx, que atacou o STJ, também já atacou o Departamento de Transporte do Texas (TxDOT), a empresa de equipamentos a laser IPG Photonics, e a Tyler Technologies. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: solarseven / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.