Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Até quando cai a segunda parcela do 13º salário?

Quem trabalha com carteira assinada sem dúvida está esperando neste mês de dezembro pelo pagamento da segunda parcela do 13º salário. Em suma, o pagamento deve acontecer até o dia 20. Apesar da parcela vir com desconto, o benefício ainda assim é importante para ajudar as famílias.

É provável que você goste também:

Trabalhador que aderiu ao Benefício Emergencial receberá o 13º salário?

13º salário em dobro deve ser pago até 2023; saiba quem deve receber

Veja os valores do salário mínimo, PIS/Pasep e aposentadoria para 2022

Até quando cai a segunda parcela do 13º salário?

A 1ª parcela foi paga no dia 30 de novembro e a estimativa agora é pelo recebimento do resto do saldo. O desconto na 2ª parcela corresponde às contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

Em suma, o 13º salário chega aos trabalhadores em um momento em que as contas tendem a ser maiores, com mais gastos com as festas de fim de ano. Como dito, a 2ª parcela vem sempre com os descontos. Dessa forma, a 2ª parcela vem um pouco menor que a 1ª.

Embora seja um benefício pago todos os anos para quem trabalha de carteira assinada, muitos trabalhadores ainda possuem dúvida sobre o cálculo das parcelas. É necessário estar de olho nas parcelas e descontos para ver se o empregador está repassando os valores corretos, conforme o direito do benefício. Para acessar o 13º salário, é necessário ter carteira assinada por pelo menos 15 dias corridos.

Ademais, quem foi demitido por justa causa não tem direito ao 13º salário, no caso da rescisão do contrato ter sido antes do pagamento da 1ª parcela. Além disso, quem é estagiário não tem direito ao recebimento do 13º salário.

Por fim, se o empregador não realizar o pagamento da 2ª parcela do 13º salário dentro do prazo previsto em lei, ele pode pagar multa de R$ 170,25 por funcionário. E o valor pode ser cobrado em dobro no caso de reincidência.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com