Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ATENÇÃO: bancos encerrarão importante serviço HOJE (31)

Confira qual serviço estas seis instituições financeiras vão deixar de oferecer aos seus clientes e saiba como não perder.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Banco Central do Brasil (BC) desenvolveram, juntos, um mutirão de renegociação de dívidas. 

Portanto, milhares de brasileiros podem negociar suas dívidas e sair da situação negativada. O acordo pode ser feito diretamente com a instituição financeira, tanto de maneira online quanto presencial. 

No entanto, os bancos vão encerrar este serviço de negociação nesta sexta-feira (31). Sendo assim, os inadimplentes que querem aproveitar os descontos na negociação precisam procurar sua instituição financeira o mais breve possível. 

Como funciona o mutirão? 

Além da negociação ser feita em uma agência do banco ou em sites e aplicativos (oficiais dos bancos), ela também pode ser feita no Portal do Consumidor do Governo Federal.

As dívidas, como empréstimos pessoais ou consignados, cheque especial, cartões de crédito, entre outros, podem ser negociadas. 

As únicas dívidas que os bancos não entram em acordo são aquelas que têm bens como garantia; como empréstimos com garantia de veículos, imóveis, celular etc. Por outro lado, a negociação só pode ser feita por quem realmente está inadimplente. 

Ou seja, caso a pessoa tenha uma dívida aberta e esteja em dia com ela, não será possível negociar um refinanciamento para que a dívida passe a ser menor. Confira, a seguir, quais bancos estão no mutirão de renegociação de dívidas. 

Quais bancos estão oferecendo a negociação?

  • Banco do Brasil: os descontos variam entre 20% e 95%, os juros podem ser reduzidos em até 15%, o prazo de pagamento pode chegar a 120 meses. No entanto, o ‘Negocia BB’ só vai até o dia 30/04;
  • Caixa Econômica Federal: o acordo pode ser pago à vista ou ser parcelado em até 96 vezes, as condições vão depender de cada contrato;
  • Bradesco: não há um padrão definido, a instituição analisa o caso de maneira isolada e oferece a melhor opção de negociação;
  • Itaú: os pagamentos à vista terão descontos especiais, mas o inadimplente pode parcelar oferecendo um valor de entrada. As taxas são a partir de 0,5% ao mês;
  • Banco Mercantil do Brasil: a proposta de negociação é enviada ao cliente após a solicitação de acordo no Portal do Consumidor;
  • Santander: as ofertas dependem de cada caso, mas, no geral, os descontos podem chegar a 90% e as taxas podem ser flexíveis. Além disso, será possível parcelar em até 120 meses. 

Como para participar do mutirão de renegociação de dívidas dos bancos?

Confira a seguir o passo a passo para participar do mutirão e renegociar a sua dívida.

  1. Em primeiro lugar, acesse o site do governo www.consumidor.gov.br;
  2. Em seguida, faça o cadastro (se você ainda não tiver cadastro no site, é claro);
  3. Logo depois, informe o nome da instituição para a qual está devendo;
  4. Clique no nome da empresa e, depois, clique em ‘registrar reclamação’;
  5. Em seguida, preencha os campos de perguntas que aparecem;
  6. Quando aparecer o campo ‘área’, você então deve clicar em ‘serviços financeiros’;
  7. No campo problema, clique na opção ‘renegociação de dívidas’
  8. Por fim, é necessário descrever a dívida e informar o quanto você quer renegociar.

Imagem: Zivica Kerkez | shutterstock