Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção estudantes! 8 faculdades podem desaparecer em 5 anos!

Com a automatização de alguns serviços, acredita-se que alguns cursos de faculdade podem desaparecer. Clique aqui e confira mais informações.

Diversos estudos procuram desvelar o futuro da educação superior, em especial dos cursos de graduação. Dados da Barnes & Noble Education indicam transformações não apenas na oferta educacional, mas também no apoio ao estudante e no desenvolvimento de carreira.

Já outros relatórios apontam para a possibilidade de alguns cursos não existirem mais em 2030. A pesquisa conduzida pela Barnes & Noble Education, com mais de 1.400 estudantes, 232 professores e mais de 100 administradores, indica uma urgente necessidade das instituições de ensino focarem no planejamento de carreira.

No relatório do College, identificou-se que os estudantes universitários demandam cada vez mais apoio extraclasse, seja através de orientadores, profissionais de saúde mental ou treinadores. Além disso, acredita-se que algumas faculdades podem desaparecer em alguns anos.

8 cursos de faculdade podem desaparecer: entenda o porquê

Estudantes de faculdade vestidos de beca, em fila, com diplomas nas mãos.
Imagem: Studio Romantic / shutterstock.com

No âmbito dos cursos, um estudo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior previu que cursos como Administração, Engenharia Civil, Enfermagem, Psicologia, e Ciências Contábeis podem desaparecer.

Além disso, acredita-se que outra áreas, como a Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção também estão sob ameaça de extinção. As previsões apontam para que isso aconteça em 5 anos (2030).

Os estudos dialogam com uma pesquisa da Universidade de Oxford, que aponta que aproximadamente 47% dos empregos atuais poderão sofrer substituição por máquinas. O Fórum Econômico Mundial destaca que, nos próximos cinco anos, cerca de 35% das competências consideradas cruciais para a força de trabalho atual passarão por significativas transformações.

Projeções futuras para o ensino superior

Um estudo do Fórum projeta um futuro onde as alterações no ensino superior serão mudadas. Elas passarão a ser moldadas por desenvolvimentos no conhecimento e competências exigidas pela sociedade. Esta que, por sua vez, encontra-se cada vez mais digitalizada, requerendo novas abordagens de ensino e a influência das tecnologias digitais.

Veja também:

Câmara abre concurso público de 34 vagas; confira como se inscrever

Entre as previsões apontadas, espera-se que as fronteiras entre os aprendizados presencial e virtual se tornem cada vez mais difusas. Por extensão, acredita-se que e a aprendizagem se torne cada vez mais flexível. Desse modo, rompendo com alguns paradigmas acerca dos processos de ensino-aprendizagem.

Imagem: Clemildo Silva/ Shutterstock