Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção! Novas Regras do Imposto de Renda Mudam Tudo para Quem Tem Poupança!

Descubra como as novas regras do Imposto de Renda afetam quem tem poupança. Leia mais para entender as mudanças e se preparar!

O período para a declaração do Imposto de Renda está se aproximando e muitos brasileiros têm dúvidas, especialmente em relação ao dinheiro guardado na poupança. A questão principal é: deve-se declarar o valor poupado na declaração do IR? Continua lendo para descobrir se a Receita Federal exige esta informação.

É fundamental incluir o valor investido na poupança na declaração do Imposto de Renda caso ultrapasse o limite de isenção de R$ 140. Cumprir os prazos estabelecidos pela Receita Federal é importante para evitar penalidades financeiras, como multas e juros, decorrentes da entrega fora do prazo estipulado. Dessa maneira, os contribuintes devem se manter atualizados sobre as regras fiscais vigentes.

Cronograma do Imposto de Renda 2024

No ano de 2024, os brasileiros terão um prazo estendido para realizar a entrega da declaração do IR. Isto, consequentemente, significa que haverá tempo suficiente para organizar a documentação e os comprovantes fiscais. Ademais, a entrega pode ser feita a partir do dia 15 de março, e o prazo encerra no dia 31 de maio.

Imagem de um celular deitado sobre cédulas de 100 reais e 50 reais. Na tela do celular, aparece o logotipo da Receita Federal, responsável pela cobrança do Imposto de Renda
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Para aqueles que estão incertos sobre como proceder com a declaração do Imposto de Renda, é altamente recomendável buscar a orientação de um contador qualificado. Assim, esses profissionais estão capacitados para oferecer direcionamento específico e detalhado sobre todo o processo, o que pode ajudar a reduzir significativamente a probabilidade de erros ao preencher a declaração.

O que é a restituição do IRPF?

A restituição do Imposto de Renda é um reembolso concedido pela Receita Federal aos contribuintes que pagaram mais impostos ao longo do ano do que realmente deveriam. Esse processo ocorre após o envio da declaração anual de imposto de renda. Assim, ao informar detalhadamente as receitas e despesas dedutíveis, a Receita Federal analisa as informações e identifica se houve pagamento excessivo.

Veja também:

Boa Notícia! Confira se Seu CPF Está na Lista do Aumento do Bolsa Família!

Além disso, as pessoas que são obrigadas a declarar o imposto e aquelas que optam por fazê-lo por interesse próprio têm direito à restituição do Imposto de Renda. Dessa forma, após enviar a declaração, o contribuinte pode verificar se há um saldo a ser pago ou se tem direito a receber algum valor de restituição.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com