Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção! Proteja seu dinheiro em 2024 com essas dicas

Especialistas vinculados ao setor financeiro destacam pontos importantes para que você proteja seu dinheiro em 2024; confira.

O Itaú BBA promoveu o evento Macro Vision 2023, onde os assuntos abordados ofereciam pontos cruciais para proteger seu dinheiro em 2024. Economistas, autoridades monetárias, analistas políticos e empresários estiveram reunidos.

Eles destacaram os desafios globais que os investidores brasileiros devem considerar para proteger o dinheiro em 2024. Ao abordar esses desafios, é evidente que a trajetória das taxas de juros nos Estados Unidos é um dos pontos de maior preocupação.

Prevê-se que permaneçam entre 5% e 5,25% ao ano na média da maior parte de 2024, atingindo o pico em mais de duas décadas. Portanto, há questionamentos sobre o estímulo para assumir riscos em um cenário de taxas elevadas e manter o dinheiro protegido em 2024.

Renda fixa pode deixar seu dinheiro protegido em 2024

Investir em renda fixa surge como uma alternativa para proteger seu dinheiro em 2024, embora seja considerado mais arriscado. A orientação é que o Brasil mantenha uma margem substancial em relação às taxas pagas nos EUA.

Isso porque as taxas americanas elevadas por um período prolongado podem limitar a capacidade do Banco Central de continuar reduzindo as taxas de juros, mantendo, assim, seu dinheiro protegido em 2024.

A incerteza sobre a Selic no próximo ano é outro ponto de destaque. Os gestores de recursos ressaltaram a divergência entre as previsões dos economistas e do mercado em relação à queda da Selic.

Expectativas e realidades sobre a Selic

Enquanto economistas veem a taxa atingindo cerca de 9,5% em relação ao patamar atual, os juros futuros indicam uma “taxa terminal” em torno de 10,3%. Atualmente em 12,25% ao ano, há expectativas de redução de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões.

Ademais, o cenário internacional também foi analisado. A China e a Argentina são identificadas como fontes de incertezas, resultando na busca por estabilidade nos investimentos. A prolongada adesão a taxas de juros estáveis evidencia o desafio associado à ausência de volatilidade nos mercados.

Atenção especial ao cenário internacional

Ademais, os economistas analisaram o cenário internacional também. A China e a Argentina são identificadas como fontes de incertezas, resultando na busca por estabilidade nos investimentos. A prolongada adesão a taxas de juros estáveis evidencia o desafio associado à ausência de volatilidade nos mercados.

Veja também:

Transferência de multas de trânsito podem ser feitas de forma 100% online; saiba como

Keyu Jin, que é economista, destaca que, por um lado, a China passa por alguns desafios econômicos. Contudo, por outro lado, um colapso total não é iminente. Paralelamente, o diretor da consultoria Eurasia, Christopher Garman, comenta sobre o contexto argentino.

Isso inclui preocupações sobre o resultado eleitoral e possíveis conflitos geopolíticos no Oriente Médio. Portanto, ao considerar a proteção do seu dinheiro em 2024, é crucial refletir sobre esses pontos.

Imagem: Krakenimages.com / shutterstock.com