Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Viajar de avião está muito mais caro e isso pode impactar seu bolso; entenda como

Os altos preços de uma viagem aérea atualmente podem gerar grandes impactos à sua vida financeira. Entenda melhor!

As passagens aéreas não são nada baratas, mas disso você já sabia. O que você provavelmente não sabe é que a alta nos preços também pode impactar a suas finanças indiretamente. Elas foram um dos fatores principais que causaram a elevação do índice de inflação mensal, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), em 2023.

Esses dados podem gerar grandes impactos na sua saúde financeira. Por exemplo, no levantamento do mês de outubro, que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na sexta-feira (10), as tarifas aéreas registraram um aumento de 23,7%. Entenda como isso te afeta.

Aumento de preço das passagens influencia a prévia da inflação

Imagem de um carrinho de mercado em miniatura e moedas com o símbolo "%" em cima, simbolizando índices como inflação e deflação
Imagem: Naiyana Somchitkaeo/shutterstock.com

As tarifas de passagens aéreas aumentaram bastante apenas neste mês, conforme previsto nos dados do IPCA-15, prévia da inflação que indica um acréscimo de 23,75%. Esse índice é uma base para cálculos de diversos valores que chegam ao consumidor, assim como de investimentos.

Veja também:

Atenção! Proteja seu dinheiro em 2024 com essas dicas

Além disso, nos meses anteriores, as passagens aéreas também tiveram elevação nos índices do IPCA-15 e IPCA de setembro, marcando aumentos de 13,29% e 13,47%, respectivamente. Assim, em 16 de outubro, este subitem já havia sido apontado como um dos responsáveis pelo aumento dos preços e por deixar viajar de avião mais caro.

Alta das tarifas aéreas já estavam previstas

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as variações no custo das passagens aéreas sofrem impactos por diversos fatores. Os principais são o preço do QAV (querosene de aviação) e a taxa de câmbio, que regula a relação entre o dólar e o real. 

Por fim, a alta recente pode ter relação com o aumento no valor do QAV e com a aproximação das férias de fim de ano. Também é comum que viajar de avião fique especialmente mais caro em outubro. Neste período, as famílias iniciam o planejamento de viagens para o final do ano, o que é habitual no setor.

Imagem: Holgi / pixabay.com