Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Transferência de multas de trânsito podem ser feitas de forma 100% online; saiba como

Aprenda a fazer a transferência de multas online de forma rápida e segura. Descubra em que situações essa opção está disponível.

A partir deste mês, os moradores de Minas Gerais poderão realizar mais um serviço digital. Agora, será possível fazer a transferência de multas online. Assim, as pessoas não precisam mais sair de casa ou enfrentar filas para indicar o Real Infrator.

A indicação do Real Infrator permite que o proprietário de um veículo indique quem estava dirigindo no momento da infração. Por exemplo, quando um filho recebe uma multa enquanto dirigia o carro da família que está no nome do pai.

Essa função é da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mas nem todos os estados disponibilizam esse serviço. Dessa forma, Minas Gerais se torna o sétimo estado do Brasil a oferecer a transferência online.

Como a transferência de multas online funciona?

Para fazer a transferência de multas online, é necessário ter o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito no celular. Dessa forma, tanto o proprietário do veículo que recebeu a multa, quanto o real condutor precisam ter o app.

Além disso, será necessário confirmar a identidade através da conta gov.br. Por isso, as pessoas envolvidas na transferência devem possuir um nível de segurança prata ou ouro para completar a operação.

Veja também:

Saiba como desativar o débito automático da sua fatura no PicPay

Então, o proprietário do veículo deve entrar no app, acessar a aba de infrações, encontrar a multa que deseja transferir e informar o CPF do real condutor. Esse condutor vai receber uma notificação sobre a transferência e deverá aceitar a indicação.

Mulher preocupada dentro de carro. na janela do automóvel, um homem com roupas de guarda fala com ela e aplica multas de trânsito.
Imagem: Nomad_Soul / Shutterstock.com

O que acontece depois da transferência?

Depois da transferência de multas online, o sistema vai tirar a infração no nome do proprietário do veículo e ela será incluída na lista das multas do real condutor. Nesse caso, a pessoa que estava dirigindo o veículo assume a responsabilidade pelo pagamento do valor da punição. Além disso, a pontuação referente àquela infração é somada à CNH do real condutor do veículo.

Esse serviço está disponível apenas para as multas que são de responsabilidade do Detran-MG. Portanto, não servem para multas municipais ou da Polícia Rodoviária, por exemplo.

Imagem: Jair Ferreira Belafacce / Shutterstock.com