Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atraso no IPVA pode gerar multa pesada a motoristas

O IPVA é um imposto obrigatório recolhido pelos estados, e o atraso no seu pagamento pode acarretar multas bastante altas. Entenda!

O início do ano é temido por muitos cidadãos devido aos tributos cobrados neste período, como o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Os estados são responsáveis pelo recolhimento do imposto obrigatório, e o atraso no seu pagamento pode acarretar multas bastante altas. 

As taxas pelo atraso partem de 0,33% por dia e podem chegar a 20% do valor total. Além disso, os proprietários dos veículos ainda podem ter o nome inscrito na dívida ativa e correm o risco de perder o licenciamento. Dessa forma, é importante ficar bastante atento com relação aos prazos de pagamento

Onde posso consultar o valor do IPVA? 

O IPVA é um imposto recolhido pelo estado. Dessa forma, os proprietários dos veículos podem verificar o valor do tributo através do site da Secretaria da Fazenda de cada local, além do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) da região onde o veículo está registrado.

Além disso, os cidadãos ainda podem verificar o valor do imposto através de agências bancárias. É possível consultar o IPVA em postos de autoatendimento, internet banking e aplicativos das instituições. Para isso, o proprietário do veículo deve informar o número do Renavam do automóvel.

Posso pedir isenção do imposto? 

Em alguns casos, os motoristas podem solicitar ao estado de registro a isenção do IPVA. Contudo, as regras que definem quem tem direito ao benefício da isenção também mudam de acordo com a região.

Dessa forma, é necessário consultar os sites do estado de registro do veículo para verificar se existe a possibilidade de ficar livre do tributo. 

Ainda assim, existem alguns casos gerais, que se aplicam em todo o país. Dessa forma, podem pedir a isenção do imposto donos de veículos antigos (os anos de fabricação variam entre 10 e 30 anos), com exceção de Minas Gerais e Roraima.

Além disso, motoristas que possuem doenças graves ou cuja profissão esteja relacionada ao uso do carro, como taxistas e donos de vans escolares, também podem ter direito à isenção.  

Imagem: PeopleImages.com – Yuri A/shutterstock.com