Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível pagar o IPVA com cartão de crédito?

Todos os anos, milhões de brasileiros precisam pagar os valores do IPVA. Mas é possível parcelar o valor com seu cartão? Confira a resposta.

Todos os anos, milhões de brasileiros precisam se preocupar com o pagamento do IPVA. Para quem não conhece, trata-se de um imposto cobrado anualmente de todos os proprietários de veículos automotores, com algumas exceções. 

Mas a dúvida que muita gente tem a respeito do pagamento do IPVA são as possibilidades de quitação do tributo, afinal, o pagamento pode ser feito à vista ou parcelado. Assim, surge uma das questões mais importantes: é possível pagar o IPVA com o cartão de crédito?

Então, para tirar essa dúvida sobre o pagamento do IPVA em 2023, confira o texto completo a seguir.

IPVA 2023: pagamento com o cartão de crédito

Primeiramente, adiantamos que é possível, sim, pagar o seu IPVA com o cartão de crédito. Porém, para isso, é necessário conferir todas as opções disponíveis no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado.

Afinal, cada estado brasileiro possui um regulamento próprio, assim como regras próprias para a quitação e isenção do imposto. Mas, em geral, é possível fazer o pagamento do tributo com o cartão. Por exemplo, você pode gerar um boleto do IPVA e pagá-lo no crédito, caso o Detran permita.

Outra possibilidade para fazer o parcelamento da compra via cartão de crédito é realizando o pagamento “à vista”. Isso é possível através do Pix Parcelado. Nesse caso, você faz o pagamento do IPVA 2023 à vista, via Pix, mas parcela a transferência em quantas vezes desejar.

Outras dicas para pagar o imposto

Alguns bancos permitem o parcelamento do próprio boleto, mas geralmente, também, com a cobrança de juros. O Mercado Pago, por exemplo, cobra uma taxa de 3,99% pelo uso do cartão de crédito para pagar qualquer boleto bancário, e você pode parcelar o valor em até 12 vezes.

Contudo, em todos os casos, o ideal é conferir se os juros cobrados estão dentro do seu orçamento. Por fim, lembre-se de verificar, no Detran da sua cidade, se existem opções de desconto no pagamento do IPVA. Muitas vezes, você pode acabar economizando um bom dinheiro ao fazer essa consulta. 

Imagem: rafapress/shutterstock.com