Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atualização e cadastro no CadÚnico podem ser feitos sem agendamento; confira

Saiba como atualizar seu CadÚnico sem agendamento no CRAS! Agilize o acesso a benefícios sociais de forma simples

Com o objetivo de facilitar e agilizar o processo de atualização e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro, de São Caetano do Sul, em São Paulo, implementou um novo sistema de atendimento. 

Assim, agora, os serviços relacionados ao CadÚnico no CRAS Centro podem ser realizados sem a necessidade de agendamento prévio. Dessa forma, essa nova modalidade de atendimento visa melhorar o acesso dos cidadãos aos benefícios sociais, garantindo que as famílias em situação de vulnerabilidade possam manter seus dados atualizados de forma mais simples e rápida. 

A mudança também reflete a contínua busca por aprimorar os serviços prestados à população, especialmente àqueles que mais necessitam do apoio do poder público.

Novo sistema de atendimento do CadÚnico

Antes da implantação desse novo sistema, os munícipes referenciados pelo CRAS Centro precisavam se dirigir até um posto de atendimento específico, localizado no Atende Fácil, mesmo para serviços simples relacionados ao CadÚnico. Tal exigência muitas vezes gerava filas e atrasos, dificultando o acesso dos beneficiários aos programas sociais.

No novo endereço do CRAS Centro, que marca essa fase de melhorias, os cidadãos podem realizar a atualização cadastral e o cadastro no CadÚnico de forma direta, sem agendamentos. Assim, a medida promete descomplicar a vida das famílias que dependem desses registros para ter acesso a programas como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Pessoas aguardando atendimento em posto do CadÚnico (Cadastro Único), sentadas em cadeiras de plástico.
Imagem: Joa Souza / shutterstock.com

Atualização cadastral

É fundamental lembrar que a atualização dos dados no CadÚnico deve ser feita a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança significativa na composição da família, na renda ou em outras informações relevantes. Assim, essa prática é essencial para que o governo possa direcionar de forma eficaz os seus programas sociais.

Veja também:

Boticário e Dolce Gusto estão dando brindes grátis? Entenda se é verdade

Enfim, para a atualização cadastral ou para realizar um novo cadastro no CadÚnico, é preciso apresentar os seguintes documentos:

Responsável Familiar (RF):  CPF ou Título de Eleitor;

Para demais membros da família um dos seguintes documentos:

  • CPF;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Carteira de Trabalho;
  • Previdência Social; ou 
  • Título de Eleitor.

Imagem: Joa Souza / shutterstock.com