Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aumenta o uso do PIX para pagamento de dívidas, diz Serasa

O Serasa revelou um novo índice de pagamentos através do Pix. Por que os brasileiros estão preferindo essa modalidade?

Segundo os dados mais recentes da Serasa, o Pix está sendo cada vez mais usado para pagamento de dívidas. Desde que foi lançado em 2020, pelo Banco Central do Brasil (BC), o Pix vem se mostrando uma das ferramentas para pagamentos favoritas dos brasileiros. 

A Serasa passou a aceitar o Pix como forma de pagamento na negociação de dívidas no ano passado. Com isso, a quantidade de pagamentos via Pix está aumentando na plataforma do Feirão Limpa Nome Serasa. 

Cerca de 20% dos cidadãos com nome restrito que negociaram suas dívidas através do Feirão Limpa Nome Serasa utilizaram esse método de pagamento. Em novembro de 2022 essa porcentagem era de apenas 6%. 

Por que os brasileiros estão preferindo quitar as dívidas com o Pix?

Para se ter mais noção da extensão do uso do Pix, se comparado a fevereiro, março registrou 40% mais pagamentos através da modalidade. Para mais fins comparativos, se levarmos em consideração os pagamentos diários com o Pix em março, o aumento foi de 67% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Essa tem sido a modalidade mais adotada, porque muitos brasileiros acabam se endividando novamente com os boletos. Assim, a quitação de uma dívida pode acabar gerando outra dívida. Através do Pix, esses indivíduos inadimplentes podem quitar a dívida instantaneamente para limpar o nome.

Além disso, conforme a gerente do ambiente virtual Serasa Limpa Nome, Aline Maciel, a escolha do pagamento através do Pix também indica a necessidade de concessão de crédito dos brasileiros, já que, com o pagamento instantâneo, o nome “fica limpo” mais rapidamente.

Como funciona o Feirão Limpa Nome?

Com o feirão, os brasileiros inadimplentes podem negociar suas dívidas com até 90% de desconto sobre o valor original. Trata-se de uma parceria entre as empresas, órgãos e a Serasa. 

Somente este mês, mais de 1,5 milhão de pessoas conseguiram limpar o nome através dos acordos na plataforma da Serasa. Através do site é possível inserir os dígitos do CPF e conferir se há ofertas disponíveis. 

Imagem: Juicy FOTO / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital