Aumento no preço da Gasolina tem previsão de 12% até o fim de Fevereiro

0

O custo da gasolina na bomba irá sofrer um aumento de 15% até o fim deste mês por influência do desempenho e custo do barril de petróleo em mercados externos e internos.

A previsão feita pela Ativa Investimentos diz que o aumento poderá ser aplicado de maneira fracionada de até duas parcelas.

Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, comenta sobre a Petrobras ter voltado a seguir os valores internacionais no ano de 2016, o que causou um aumento na previsibilidade de seus reajustes.

A consultoria acredita que essa mudança na refinaria vai ter impacto dentro do IPCA (Índice de Preços do Consumidor Amplo) no mês de março.

É provável que você também goste:

10 dicas para aumentar o limite de R$ 50 no Nubank

Trabalhadores inativos também podem sacar o FGTS 2021

Fatores que aumentam o valor da gasolina

O presidente do Sincopetro SP (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo), José Alberto Paiva Gouveia, confirmou a tendência de aumento no valor da gasolina por conta da diferença no mercado interno.

Rodrigo Zingales, o diretor executivo da Associação Brasileira de Revendedores de Combustíveis Independentes e Livres, afirmou que existem outros motivos que alteram o preço da gasolina:

  • ICMS Pauta;
  • Valor do etanol;
  • Custo do biodiesel;
  • Custo das distribuidoras.

O diretor apontou que algumas distribuidoras como a Ipiranga, Shell e BR, que possuem exclusividade para comercializar em seus postos, podem aumentar o custo da gasolina em  até 20% e outros postos terão a obrigatoriedade de comprar com elas.

Ele afirmou que os postos de gasolina não terão outra alternativa a não ser repassar o valor a seus consumidores, já que eles não possuem condições de opinar pelo custo.

Adriano Pires, diretor e economista do Centro Brasileiro de Infraestrutura, disse que a política da Petrobras para reajuste está correta. Ele comentou que o valor dos combustíveis deve subir no Brasil ainda esse ano, por conta do resgate da economia mundial que foi impulsionada com a chegada das vacinas.

O valor do combustível também envolve oneração fiscal. Para calcular o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da gasolina, o governo precisa orçar um preço médio.

ICMS necessita consistir na reforma tributária

Pires criticou a maneira como o governo federal tem tratado esse tópico da incidência do ICMS com os combustíveis. Para ele, o assunto é tão longo que precisaria ser um ponto da reforma tributária.

O presidente Jair Bolsonaro informou nesta sexta-feira (05/02) que irá encaminhar para o congresso um projeto afim de atribuir aos Estados a declaração do ICMS oriunda dos combustíveis. Ele tomou a decisão após uma reunião com grupos de caminhoneiros e ministros.

Um orientador comenta que cerca de R$ 7,2 bilhões de reais seja a margem de sonegação por ano do ICMS nessa cadeia dos combustíveis. O que deveria ser o foco, já que com o combate a corrupção fiscal haveria queda nos valores do combustível para população.

Gostou da nossa matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais através do FacebookTwitter e Instagram. Assim você fica por dentro de tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo das fintechs.

Imagem: Deliris/shutterstock.com

Comentários
Carregando...