Aumento na inflação é percebido por grande parte dos brasileiros
Confira a percepção sobre a inflação e o preço dos produtos em outubro de 2023, de acordo com o levantamento da Febraban
Entre os dias 12 e 16 de outubro de 2023, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) realizou a pesquisa RADAR para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Assim, o levantamento foi feito com 2 mil pessoas através de ligação telefônica.
Dessa forma, foram feitas diversas perguntas aos usuários relacionadas a finanças e economia. Sendo que a maioria dos entrevistados são moradores da região do Sudeste (43%) e do Nordeste (27%). Além disso, as mulheres corresponderam a maioria (53%) dos entrevistados. Veja mais!
Aumento na inflação
Assim, de acordo com a pesquisa RADAR, atualmente, a percepção sobre evolução da inflação e dos preços é positiva. Assim, nos últimos seis meses, a evolução da opinião dos brasileiros em relação à inflação tem se mantido favorável. Portanto, confira a percepção sobre a inflação e o preço dos produtos em outubro de 2023:
- Aumentaram muito / aumentaram: 53%;
- Diminuíram / diminuíram muito: 24%;
- Ficaram iguais: 21%;
- Não lembra / não respondeu: 2%.
Dessa forma, o percentual de pessoas que perceberam aumento na inflação teve queda em relação a setembro, diminuindo dois pontos. Já o número de pessoas que notaram que a inflação diminuiu apresentou alta em relação ao mês passado, passando de 20% para 24%.
Veja também:
Concurso para todos os níveis tem 202 vagas para salários de até R$ 11 mil; confira
Em síntese, a percepção de aumento na inflação é maior entre os jovens com idade entre 18 e 24 anos (58%). Além disso, as pessoas da região Norte são as que mais sentiram o aumento da inflação (58%).

Expectativa para o futuro
Por fim, o estudo RADAR também questionou os entrevistados sobre a expectativa com relação ao Brasil até o final de 2023. Confira:
- 56% dos entrevistados acreditam que o Brasil irá melhorar;
- 24% dos entrevistados acreditam que o Brasil irá ficar igual;
- 17% dos entrevistados acreditam que o Brasil irá ficar pior;
- 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Imagem: d.ee_angelo/ Shutterstock.com