Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Brasil: beneficiários receberão 13º em 2022?

Foi apresentado, na última quinta-feira, 17 de março, pelo senador Alexandre Silveira (PSD-MG), o projeto de lei PL 625/2022 que prevê que os beneficiários do programa do governo federal, Auxílio Brasil, sejam contemplados com o 13º salário, assim como trabalhadores de carteira assinado, servidores públicos, aposentados e pensionistas.

É provável que você também goste:

Saiba quem é obrigado atualizar o CadÚnico para seguir no Auxílio Brasil

O que se sabe sobre o Auxílio Criança Cidadã de até R$ 300?

Como fazer a inscrição no programa Auxílio Gás do governo?

“É um projeto que tem que ser abraçado por todos. O próprio presidente da República teve como uma de suas promessas de campanha fazer um pagamento extra, a título de 13º, para os beneficiários do Bolsa Família”, declarou Silveira.

De acordo com a proposta, os beneficiários do programa receberão metade do 13º salário em junho e a outra metade em dezembro.

Como o 13º salário representa um acréscimo anual de quase 10% no Auxílio Brasil, o senador afirmou que essa medida ajudará no combate à pobreza. Levando em conta os valores pagos pelo programa atualmente, os beneficiários receberiam cerca de R$ 200,00 no primeiro pagamento e a mesma quantia no final do ano.

“Espero que possamos aprovar logo essa proposta porque ela é muito positiva. Além de atender aqueles que mais precisam da ajuda do governo, vai colaborar também para a movimentação da nossa economia”, afirmou Silveira.

Segundo as regras atuais do Auxílio Brasil, não existe no momento nenhum tipo de previsão de pagamento de um 13º salário para àqueles que fazem parte do programa. E também não se sabe quando isso irá mudar.

Em 2019, em seu primeiro ano como presidente, Jair Bolsonaro, pagou 13º salário aos beneficiários do extinto Bolsa Família. Entretanto, a Medida Provisória (MP) que possibilitava o pagamento do abono perdeu a validade.

Crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

No dia 18 de março, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) medida que permite que beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Auxílio Brasil façam empréstimo consignado.

Técnicos do governo afirmam que os interessados em crédito consignado poderão comprometer entre 30% e 40% do valor do benefício. Sendo que a taxa de juros dependerá dos bancos, contudo o plano é fixar um teto de 3% ao ano. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com