Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como fazer a inscrição no programa Auxílio Gás do governo?

Em dezembro de 2021, o Governo federal iniciou os pagamentos do Auxílio Gás para famílias em situação de pobreza. Em fevereiro, o benefício foi pago para quase 5,6 milhões de famílias, e concede 50% do preço médio do botijão de gás de cozinha de 13 kg para pessoas de baixa renda.

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) é que pesquisa o valor médio do produto. De acordo com as normas, o Auxílio Gás deve ser pago a cada dois meses, sendo assim, o próximo pagamento está previsto para abril.

É provável que você também goste:

Governo prevê aumento do valor do Vale-Gás

Auxílio Gasolina de R$ 300 é aprovado; veja quem terá direito

Como se inscrever no Auxílio Gás

Antes de qualquer coisa é necessário estar dentro dos critérios exigidos pelo governo. Conheça agora:

  • Estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único);
  • Fazer parte de uma família com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 606);
  • Conviver com uma família composta por algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Durante a análise de seleção, o governo dá prioridade a mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob proteção de medidas urgentes. Portanto, a única forma de ingressar no benefício Auxílio Gás é por meio do cadastro no CadÚnico.

O cadastro é feito presencialmente nas prefeituras das cidades. Geralmente, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou os próprios postos de atendimento do CadÚnico orientam as pessoas com a regularização no sistema. Os endereços dos CRAS podem ser encontrados clicando aqui.

Após a inscrição no CRAS, o cidadão deve aguardar a inclusão de novos beneficiários no programa. De acordo com a pasta da Cidadania, o projeto visa adicionar mais famílias ao Auxílio Gás a cada dois meses.

Ademais, outro fator que tem acelerado a inclusão de novas famílias é a disparada dos preços do petróleo no mercado internacional, por isto, a ampliação do programa já está em pauta.

Sendo assim, havendo acordo entre os parlamentares e o Congresso Nacional aprovando a medida, o benefício será estendido para cerca de 8 milhões de famílias.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

É só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Contudo, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Seu Crédito Digital