Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Urgente: Auxílio Brasil está em risco para estas famílias

Saiba para qual famílias o Auxílio Brasil está em risco, como checar a informação e o que fazer para reverter a situação

O Auxílio Brasil está em risco para milhões de famílias beneficiadas. O motivo é que o Ministério da Cidadania deve convocar as chamadas famílias unilaterais, aquelas formadas por uma pessoa apenas. O público-alvo serão as que se cadastraram no período de novembro de 2021 a novembro de 2022, no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

No período da pandemia, o Governo Federal permitiu o cadastro das famílias apenas pelo aplicativo do CadÚnico. Com o distanciamento social, não eram realizadas as visitas das equipes para averiguar os dados informados, e também para saber se as famílias realmente se enquadravam para o recebimento do Auxílio Brasil.

Auxílio Brasil está em risco para mais famílias?

Esta averiguação oficial se dará pelo fato de haver muitas fraudes no programa. O principal ponto é que muitas famílias já atendidas pelo Auxílio Brasil podem estar se desmembrando no cadastro do programa, com a intenção de receber mais um benefício.

Estas pessoas forjam outro endereço no cadastro, mas na realidade podem continuar residindo no mesmo local do que a família beneficiada.

Outros casos também podem colocar em risco o recebimento do benefício Auxílio Brasil. São duas situações:

  • Renda familiar mensal e per capita ultrapassando os limites impostos pelo programa, sendo de R$ 105;
  • Falta de atualização cadastral no programa por mais de dois anos. Nesse caso é suspenso temporariamente, e, com falta das informações, é cancelado.

A situação do cadastro pode ser checada pelo aplicativo do CadÚnico (Android e iOS) ou pelo site. Nestes canais é possível checar se o beneficiado está em averiguação ou Revisão Cadastral e as orientações para atualização.

É importante ficar atento, pois os cadastrados podem receber mensagens no extrato de pagamento do Auxílio Brasil ou ainda pelo aplicativo.  

As informações, quando não forem alteradas desde a última entrevista realizada, podem fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo. Se houve alguma modificação, deve ser informada no posto de cadastramento, para ser realizada uma nova entrevista.

Imagem: Kevin David / A7 Press / Estadão Conteúdo