Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

AuxĂ­lio emergencial: 627 mil pessoas precisam devolver o valor; entenda

As mensagens são para os trabalhadores que ganharam recursos de forma indevida por não se enquadrarem nos critérios do auxílio. Saiba mais!

Priscilla KinastPor Priscilla Kinast⏱ 2 min de leitura
auxĂ­lio emergencial

O MinistĂ©rio da Cidadania notificou atĂ© a Ășltima terça-feira (o5) 650 mil pessoas que devem devolver, voluntariamente, os recursos recebidos por meio do auxĂ­lio emergencial. As mensagens de celular, tipo SMS, foram enviadas desde a Ășltima segunda-feira (04) pelos nĂșmeros 28041 ou 28042.

AuxĂ­lio emergencial: 627 mil pessoas precisam devolver o valor; entenda

De acordo com o ministĂ©rio, “qualquer SMS enviado de nĂșmeros diferentes desses, com este intuito, deve ser desconsiderado”. Segundo a pasta, as mensagens sĂŁo para os trabalhadores que ganharam recursos de forma indevida por nĂŁo se enquadrarem nos critĂ©rios de elegibilidade do programa; ou entĂŁo, que ao declarar o Imposto de Renda Pessoa FĂ­sica (IRPF) geraram o documento de arrecadação de receitas federais (DARF) para a restituição de parcelas do auxĂ­lio, mas ainda nĂŁo efetuaram o pagamento.

Este Ă© o 2Âș lote de mensagens no ano de 2021. De acordo com o ministĂ©rio, apĂłs o envio do 1Âș lote de SMS, em agosto, as pessoas devolveram aos cofres pĂșblicos em torno de R$ 40,6 milhĂ”es atĂ© o dia 21 de setembro. As restituiçÔes foram realizadas por meio do pagamento de DARF em aberto e pela geração e pagamento de guias de recolhimento da UniĂŁo (GRU).

Entre as pessoas que não atendem aos critérios de elegibilidade do auxílio, estão aquelas que recebem um segundo benefício assistencial do Governo Federal, como aposentadoria, seguro-desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

Ademais, o grupo inclui tambĂ©m os que tinham vĂ­nculo empregatĂ­cio na data do requerimento do auxĂ­lio emergencial e os identificados com renda incompatĂ­vel com o recebimento do benefĂ­cio, entre outros casos. As mensagens enviadas pelo MinistĂ©rio da Cidadania, contĂȘm o registro do CPF do benefĂ­cio, ou NIS, no caso do pĂșblico do Bolsa FamĂ­lia, e o link para fazer a regularização da situação, iniciada com gov.br.

Enfim, quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo das finanças?

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

EntĂŁo nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, vocĂȘ vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartĂ”es de crĂ©dito, emprĂ©stimos, fintechs e matĂ©rias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Renato P Castilho / Shutterstock.com

Priscilla Kinast

Autor

Priscilla Kinast

Jornalista, apaixonada pelo mercado financeiro e pelas inovaçÔes tecnológicas. Registro Profissional: 0020361/RS

Topicos relacionados