Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Emergencial pode ter prorrogação ou se tornar um programa fixo?

Saiba mais sobre a possibilidade do Auxílio Emergencial se tornar um benefício fixo.

O futuro do Auxílio Emergencial no Brasil segue sem ter uma resposta exata. Oficialmente, o que se sabe que é o programa, que teria 4 parcelas em 2021, recebeu uma prorrogação e vai ter mais 3 parcelas. No entanto, o benefício pode ainda estar longe de terminar. Confira abaixo o por quê.

Auxílio Emergencial pode ter prorrogação?

No início de julho, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o pagamento do Auxílio Emergencial pode seguir após o fim das parcelas em outubro. Em entrevista recente, o ministro disse que o Brasil pode prorrogar mais uma vez o auxílio. Entretanto, isso só deve ocorrer se a pandemia continuar fora de controle no país. 

Apesar disso, o governo não deseja que isso aconteça. Segundo Guedes, a torcida do Palácio do Planalto é para que não exista mais a necessidade de pagar o benefício para além de outubro. No entanto, Guedes diz que o governo quer se proteger de um possível cenário de piora. Dessa forma, busca ter soluções prontas para eventuais problemas com a pandemia. 

Além disso, Guedes cita muito as promessas de alguns governadores do Brasil, como é o caso do governador de São Paulo, João Dória e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Eles prometem vacinar todos os habitantes dos seus estados dentro de alguns meses. Dessa forma, caso eles consigam atingir essa meta e outras regiões do Brasil sigam o mesmo caminho, é provável que o pagamento do auxílio emergencial chegue ao fim em outubro.

Contudo, Guedes afirma que o governo segue atento aos dados diários de novas mortes e de casos no país. De acordo com o ministro, todos esses dados vão impactar na decisão de prorrogar ou não o pagamento do benefício.

Ele pode se tornar um programa fixo no Brasil?

Por outro lado, Guedes também afirmou que o governo estuda tornar o Auxílio Emergencial um programa permanente. Guedes se conteve para dar maiores detalhes sobre essa ideia, mas afirmou que a mudança teria relação com o pagamento do seguro-desemprego.

De acordo com Guedes, o Auxílio Emergencial pode deixar de ser um projeto temporário e passar a substituir o atual seguro-desemprego. Embora o ministro não tenha dado maiores detalhes sobre a ideia, informações de bastidores dizem que Guedes quer deixar o benefício como um programa para pagar apenas aos desempregados do Brasil.

Por enquanto, a proposta de um Auxílio Emergencial fixo está em processo de estudo. Dentro do Governo, ainda não há uma decisão sobre o futuro do benefício. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com