Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Emergencial realmente voltará a ser pago?

A equipe de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou interesse em tornar o Auxílio Emergencial uma realidade. Veja mais detalhes

Em 2021, um projeto que previa a criação de um Auxílio Emergencial destinado aos jovens menores de 24 anos que perderam seu provedor devido à Covid-19 estava sendo estudado. No entanto, foi arquivado pelo governo Bolsonaro (PL). 

Entretanto, recentemente, a equipe de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou interesse em tornar o projeto uma realidade.

Auxílio Emergencial

À vista disso, o tema foi discutido entre o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. De acordo com Dias, um grupo de trabalho está sendo formado para apresentar propostas ao presidente Lula sobre o Auxílio aos órfãos da Covid-19.

Assim, de acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), há mais de 40.830 crianças e adolescentes no Brasil que perderam suas mães para a Covid-19 no Brasil.

Dessa forma, Silvio Almeida afirmou que a ajuda aos órgão da Covid está no foco dos planos dos dois ministérios. E que essa foi a primeira conversa de muitas que ainda acontecerão acerca do tema.

Ademais, Wellington Dias já abordou o tema com sua equipe do Ministério do Desenvolvimento Social, além de representantes da sociedade civil. Assim, representantes da Associação Nacional Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 deram ao ministro dados sobre as vítimas da pandemia.

Objetivo do programa

No entanto, esse auxílio não é uma novidade no país, já que em vários locais no Nordeste já contam com o programa Nordeste Acolhe, que tem o intuito de disponibilizar ajuda financeira aos órfãos da pandemia. Sendo que o projeto foi iniciado pelo Consórcio Nordeste, presidido pelo próprio Wellington Dias, quando ainda era governador do Piauí.

Portanto, o novo auxílio emergencial irá ajudar financeiramente centenas de crianças, jovens e adolescentes. Assim, de acordo com dados preliminares, ao menos 100 mil beneficiários entre 0 e 23 anos podem ser elegíveis ao auxílio. Todavia, esse projeto só deve sair do papel após a análise dos registros no CadÚnico.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com