Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio-Gás: como entrar na lista para receber o benefício?

O Auxílio-Gás é um benefício federal que auxilia brasileiros em situação de vulnerabilidade social a custear o gás de cozinha. O valor do benefício é de R$112 reais e é pago a cada dois meses – mas, como exatamente se entra na lista para recebê-lo?

Como fazer para ser beneficiado?

Para receber o Auxílio Gás gratuitamente, é necessário estar inscrito e atualizado no Cadastro Único (CadÚnico). Para se cadastrar no sistema, é preciso comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município onde reside.

O Auxílio Gás pode ser concedido a todas as famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, incluindo aquelas que recebem benefícios de outros programas do governo.

Além disso, as famílias que tenham em seu núcleo pessoa que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico, também podem receber o benefício.

Cuidados para evitar o bloqueio do auxílio

Para evitar o bloqueio do benefício, é importante manter os dados atualizados no CadÚnico, informando sobre alterações como a morte ou nascimento de membros do grupo familiar, mudança de endereço, mudança de membros familiares da residência, transferências ou saídas de escolas, e alteração da renda familiar.

O valor é depositado junto ao Bolsa Família, podendo ser consultado pelo app do próprio Bolsa Família, disponível para Android e iOS, e pelo Caixa Tem.