Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Gás do Bolsa Família: saiba o que precisa ser feito para receber

Descubra o que é necessário para receber o Auxílio Gás pelo Bolsa Família e como esse benefício pode ajudar as famílias de baixa renda

O Auxílio Gás é um importante recurso destinado às famílias de baixa renda para auxiliar nos custos com o gás de cozinha. Implementado pelo Governo Federal, o programa busca facilitar o acesso a este recurso essencial, promovendo maior conforto e segurança alimentar às famílias que mais precisam.

A partir de janeiro de 2023, o governo passou a subsidiar 100% do valor do botijão de gás a cada dois meses. Assim, essa iniciativa tem como base os preços médios estipulados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e se alinha com o calendário de pagamentos do Bolsa Família, otimizando assim a organização financeira das famílias beneficiárias.

O que fazer para receber o Auxílio Gás

Para ser elegível ao Auxílio Gás, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com dados atualizados. A verificação e atualização desses dados podem ocorrer nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Assim, o pagamento do Auxílio Gás é administrado pela Caixa Econômica Federal e ocorre apenas em meses pares. Dessa forma, os depósitos ocorrem de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários, seguindo um calendário para evitar congestionamentos nos dias de pagamento.

Veja também:

Nubank e Claro se unem para competir com Vivo e Tim

Além disso, é importante destacar que a prioridade para o recebimento do Auxílio Gás é dada para vítimas de violência doméstica e os repasses são feitos de preferência em nome de uma mulher maior de 16 anos.

Mão segurando notas de cinquenta reais com miniatura de botijão de gás e moedas ao lado.
Imagem: renata colella/shutterstock.com

Consulta ao benefício

Por fim, confira como consultar o pagamento do Auxílio Gás:

  • Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
  • Central de Atendimento da Caixa: telefone 111;
  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome: telefone 121.

Enfim, se você faz parte do programa Bolsa Família, verifique se tem direito a esse benefício e aproveite para garantir uma alimentação mais adequada para você e sua família.

Imagem: renata colella/shutterstock.com