Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Gás: governo divulga informações importantes sobre o benefício

Descubra detalhes importantes do Auxílio Gás para garantir seus direitos. Informe-se e solicite o benefício!

Nos últimos anos, a população de baixa renda no Brasil tem se beneficiado de políticas públicas implementadas pelo governo federal, entre elas o programa Auxílio Gás. Essa iniciativa visa dar suporte a famílias carentes para a compra de botijões de gás de 13kg, fundamentais para atividades cotidianas.

O programa cumpre um papel fundamental na vida dessas pessoas, pois, além de subsidiar a compra do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), contribui para uma melhora significativa na qualidade de vida. O esquema de funcionamento e os critérios para ser contemplado, no entanto, podem gerar dúvidas.

Quem pode receber o Auxílio Gás?

Para ter direito a esse benefício, é necessário estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, a renda familiar é um dos critérios principais para a elegibilidade. A família deve ter uma renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou uma renda total que não ultrapasse três salários mínimos.

Cofrinho em formato de botijão de gás em cima de notas de 50 e 20 reais e moedas ao lado, que representam auxílio gás
Imagem: renata colella/shutterstock.com

Após a inscrição no CadÚnico, o beneficiário deve aguardar sua inclusão automática no programa. Vale ressaltar que aqueles que já têm garantido o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) automaticamente têm direito ao Auxílio Gás.

Veja também:

Empréstimo para negativados: confira 3 opções e simule online AGORA

Pagamento do benefício

O pagamento do Auxílio Gás ocorre de forma bimestral, baseando-se na média nacional do custo do botijão de gás de 13 kg. Dessa maneira, em outubro de 2023, o valor do benefício foi de R$ 106, com expectativa de continuação do valor nos próximos meses.

O benefício fica disponível na conta Caixa Tem do titular. Assim como no caso do Bolsa Família, a liberação do benefício segue o calendário do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários.

Ademais, é importante ressaltar que esse benefício deve ser estritamente utilizado para a compra de botijões de gás. Para realizar a aquisição, os beneficiários devem procurar um revendedor autorizado. Se houver alguma diferença entre o valor do Auxílio Gás e o preço do botijão, o beneficiário deve complementar o valor.

Imagem: Stefan Lambauer / Shutterstock.com