Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio-Gás: será que continua em 2023? Entenda sobre o futuro do programa

Confira como será o futuro do Auxílio-Gás, um benefício que ajuda no custeio de um botijão de gás de 13kg

O Auxílio-Gás ajuda no custeio de um botijão de gás de 13kg, mas, diferentemente do Auxílio Brasil, é pago para um número bem menor de beneficiários, cerca de 5,9 milhões de pessoas. Neste ano, esse benefício foi um dos programas sociais que passaram por mudanças (chamadas de ampliações).

Atualmente, após aprovação do presidente Jair Bolsonaro, até dezembro o benefício corresponde a 100% do preço do botijão de gás. Ou seja, os beneficiários recebem a quantia integral, sem necessidade de tirar mais valores do próprio bolso. No entanto, o programa continuará em 2023? Como ficará o Auxílio-Gás no governo Lula? Saiba!

Como fica o Auxílio-Gás em 2023

Originalmente, o Auxílio-Gás é pago a cada dois meses, visto a durabilidade do botijão de gás de 13kg. Por isso, como está sendo pago neste mês de dezembro, o próximo pagamento será liberado em fevereiro de 2023. Tudo indica que o governo Lula seguirá com os repasses no ano que vem.

No entanto, apesar do beneficiário continuar a ser pago no próximo ano, o valor do repasse voltará a ser de 50% do preço médio do item. Conforme dito acima, a PEC aprovada pelo presidente Bolsonaro aumentou a quantia para 100% do preço, mas apenas até o final deste ano, assim como ocorreria com o Auxílio Brasil de R$ 600.

Auxílio-Gás de dezembro

Este é o último mês que os beneficiários do Auxílio-Gás receberão um valor que corresponde a 100% do preço médio do botijão. A liberação do benefício está seguindo o mesmo calendário de pagamentos do Auxílio Brasil de dezembro, a partir do dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Veja abaixo quem ainda falta receber.

Final do NISData de pagamento
516 de dezembro – pagamento liberado hoje
619 de dezembro
720 de dezembro
821 de dezembro
922 de dezembro
023 de dezembro

O Auxílio-Gás é pago às famílias que têm cadastro no CadÚnico, menor renda por pessoa (R$ 606) e/ou maior número de integrantes. Recebem também os lares que tenham em sua composição pessoas que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Imagem: renata colella / shutterstock.com