Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio que beneficiava muitos brasileiros encerra HOJE (31)

Um importante auxílio será encerrado nesta quinta-feira (31) e isso prejudicará diversos brasileiros. Saiba mais informações.

Um auxílio importante que ajudou muitos brasileiros passa a não existir mais a partir desta quinta-feira (31). Isso porque o Governo do Rio de Janeiro acabou com o Supera RJ, auxílio de renda criado durante a pandemia de Covid-19.

A publicação do encerramento do programa no Diário Oficial do estado se deu em julho deste ano. Porém, a Defensoria Pública do RJ se posicionou contra a extinção desse benefício. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Auxílio Supera RJ acaba nesta quinta-feira

Logo do Supera RJ
Imagem: Divulgação/ Supera RJ

A última data disponível para o pagamento desse auxílio é hoje, dia 31 de agosto. Depois disso, o Supera RJ não realizará mais nenhum repasse aos seus beneficiários. Há relatos de pessoas que ainda estavam esperando as primeiras mensalidades do benefício.

Ainda, elas contam que o dinheiro caiu na conta, mas horas depois o extrato não registrava mais os valores depositados. Mesmo com o fim oficial do programa em agosto, diversas pessoas deixaram de receber o auxílio em abril.

Os beneficiários devem sacar os valores em um período de 90 dias. Contudo, caso não o façam, a quantia retornará ao Tesouro do Rio de Janeiro, de acordo com as regras estipuladas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Defensoria Pública foi contra o fim do auxílio

O benefício repassava R$ 200 por mês para as famílias mais necessitadas. Ainda, os responsáveis com mais de dois filhos recebiam R$ 50 de acréscimo para cada criança.

Porém, desde julho, quando a decisão do encerramento saiu no Diário Oficial, a Defensoria Pública do Rio se posicionou contrária ao veredito. Segundo a defensora pública Raphaela Jahara, mesmo com o encerramento do Supera RJ, o governo do estado deveria substituir esse auxílio.

Veja também:

Pedido de recuperação judicial da 123Milhas é aceito pela Justiça

Por fim, a pasta ainda argumentou que é papel dos municípios fluminenses incluírem os prejudicados pelo fim do Supea RJ em outros programas por meio do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Imagem: Andrii Yalanskyi / shutterstock.com