Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aviso de dívida por SMS pode ser golpe; confira como identificar

Você já recebeu um aviso de dívida por SMS, exigindo cobranças de pagamento? Muito cuidado, essa movimentação pode ser golpe!

Atualmente, diversas empresas usam o SMS para avisos ou promoções, mas, em muitos casos – principalmente os que alertam dívidas -, essa movimentação pode ser uma tentativa de golpe. Ainda que a ferramenta exista há mais de 30 anos, os criminosos conseguem ultrapassar seu nível de confiabilidade para lesarem consumidores.

De acordo com a PSafe, são cerca de 1.000 tentativas de golpe por SMS por hora somente no Brasil, principalmente o do phishing, que visa captar informações confidenciais do público. Explicaremos sobre essa modalidade de golpe a seguir.

Como funciona o golpe via SMS de aviso de dívidas?

pessoa com luva preta segurando celular que mostra um sms na tela
Imagem: Fran Rodriguez Fotografia/ shutterstock.com

Em um esforço para elucidar esse cenário preocupante, Cazé Pecini, especialista em segurança digital, à Terra, expõe como esses golpes são aplicados. Segundo Pecini, o criminoso envia um SMS de aviso, se passando por uma empresa ou serviço conhecido, com a intenção de enganar a vítima sobre alguma dívida.

Veja também: Confira quais as vantagens de utilizar o app Caixa Tem

“As mensagens geralmente apresentam uma urgência, como um problema na conta bancária, uma entrega pendente ou um prêmio para ser resgatado. Os criminosos persuadem a vítima a clicar em um link ou fornecer informações pessoais para resolver o problema,” explica Pecini. E, é no momento em que clicam no link, já ficam expostos às ações dos golpistas.

O golpe de phishing, quando usado como aviso de dívida por SMS, também pode ser conhecido como “smishing“. A grande diferença é que o phishing tenta instalar softwares maliciosos, para obter os dados e pedir pelo pagamento das informações.

Como se proteger contra esses golpes?

Em primeiro lugar, ao receber um SMS de cobrança ou aviso de dívidas, é sempre importante desconfiar de golpe. Primeiro, entenda se você possui alguma relação com a “empresa” que está cobrando. Depois, se necessário, entre em contato com as instituições via canal oficial de comunicação.

Por fim, nunca clique em nenhum link, por mais apelativas que sejam as mensagens. Isso por si só já te expõe ao risco. Geralmente, instituições financeiras e empresas não entram em contato por SMS ou WhatsApp para realizar a cobrança e, também, não solicitam informações pessoais.

Imagem: fizkes/shutterstock.com