Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

B3: Número de investidores diminuiu pela 1ª vez em 7 anos: o que está acontecendo?

A B3, empresa responsável pela bolsa de valores brasileira, registrou em 2023 uma queda no número de investidores. Saiba mais!

Após sete anos de crescimento consecutivo, a B3, empresa responsável pela bolsa de valores brasileira, registrou em 2023 uma queda no número de investidores. No entanto, apesar deste episódio ser inédito neste período, especialistas apontam que o fenômeno não preocupa. 

Assim, na B3, o número total de CPFs registrados em 2023 era aproximadamente 6,2 milhões. Entretanto, houve uma queda de 7,5% em relação ao ano anterior, sendo o número de homens investidores os responsáveis por este declínio. Veja mais detalhes!

Queda no número de investidores na B3

Portanto, a diminuição do número de investidores na bolsa é atribuída a três fatores principais, de modo que o primeiro deles é o aumento das taxas de juros. Nos últimos anos, o Banco Central do Brasil elevou a taxa Selic de 2% para 11,25%, fazendo com que alguns investidores migrassem da bolsa para outras classes de ativos. 

O segundo motivo é o clima de incertezas políticas e fiscais no primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Assim, apesar de Lula ser um velho conhecido do mercado financeiro, seu retorno à presidência trouxe muitas dúvidas em relação à condução da política fiscal, gerando um cenário de cautela entre os investidores. 

Por fim, a decisão de um grande banco em lançar BDRs e os presentear a clientes gerou um aumento no número de contas abertas na B3. Contudo, com o tempo, muitos clientes optaram por se desfazer desses ativos ou migrar os recursos para fora do país, resultando em uma diminuição no número de contas ativas da bolsa.

Bolsa de valores brasileira atinge número de investidores surpreendente
Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

Mulheres continuam investindo na bolsa de valores

No entanto, embora houve uma diminuição geral, o número de mulheres que investem em ações na bolsa seguiu em alta, representando uma evolução de 6,1% em 2023. Todavia, ainda falta muito para alcançar a paridade de gênero, já que as investidoras representam apenas 24% do total de registrados na B3.

Veja também:

Novo benefício disponível para consulta em breve; saiba mais!

Enfim, mesmo com essa redução no número de investidores na bolsa, a expectativa é que a cultura de investimentos no Brasil continue a crescer. Pois, atualmente, de uma população economicamente ativa estimada em 97 milhões de pessoas, apenas 7 milhões são investidores.

Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com