Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo benefício disponível para consulta em breve; saiba mais!

Um novo benefício do Governo Federal estará disponível para consulta ainda nesta semana. Saiba mais informações!

Uma notícia importante aos brasileiros! Nesse sentido, consulta para um novo benefício acontecerá a partir do próximo dia 20 (quarta-feira). Trata-se, portanto, do Pé-de-Meia, auxílio voltado aos estudantes de ensino médio da rede pública.

Dessa forma, os estudantes podem verificar sua situação do programa do Governo Federal por meio de um aplicativo gratuito. Saiba mais informações na sequência!

Estudantes poderão consultar situação em novo benefício nesta semana

Na imagem, mão segurando várias notas de cem e cinquenta reais.
Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com

O Ministério da Educação (MEC) anunciou recentemente que os estudantes do ensino médio da rede pública terão mais tempo para verificarem sua inclusão no Programa Pé-de-Meia. Esta é uma iniciativa governamental que funciona como uma espécie de poupança educacional.

Os potenciais beneficiários do programa poderão consultar a sua situação através do aplicativo gratuito Jornada do Estudante (Android, iOS), a partir de quarta-feira, 20 de março. É importante frisar que a lista inicial dos incluídos não é definitiva. As redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal poderão fazer atualizações durante o ano letivo.

Saiba mais sobre o aplicativo

O aplicativo Jornada do Estudante permitirá que os alunos acompanhem essas atualizações do novo benefício em tempo real. Além disso, a ferramenta fornecerá orientações sobre o programa Pé-de-Meia e o calendário de pagamentos.

Com o aplicativo, os estudantes também poderão verificar informações como parcelas da matrícula, calendário de pagamento, identificação e valor da parcela, bem como informações bancárias onde o pagamento foi depositado. Se o pagamento for rejeitado, a ferramenta fornece o motivo da rejeição e orienta sobre como resolver o problema.

Além disso, pelo Jornada do Estudante, é possível acessar informações sobre frequência, conclusão escolar, canais de atendimento do programa, participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e status de pagamentos.

Entenda o Pé-de-Meia

O novo benefício representa um investimento de R$ 7,1 bilhões por ano e deve beneficiar cerca de 2,5 milhões de estudantes, sem necessidade de cadastramento prévio.

O Pé-de-Meia, por sua vez, busca democratizar a educação, reduzir as desigualdades sociais e promover a inclusão por meio da educação. A ideia é incentivar a permanência dos estudantes na escola e a conclusão desta etapa tão importante do ensino.

Veja também:

INSS altera importante regra de desconto; entenda o que mudou

Por fim, vale ressaltar que o incentivo-matrícula, uma parcela no valor de R$ 200, terá o seu depósito entre os dias 26 de março e 3 de abril. Ele ocorrerá em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com