Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancários protestam contra grande mudança em agências

Um grupo de bancários realizou um protesto em frente às agências, reivindicando maior segurança nas unidades. Veja mais

Na última quarta-feira (29), um grupo de bancários realizou um protesto em frente às agências do bairro Canudos, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, reivindicando maior segurança. Assim, o ato, que levou à suspensão do atendimento das agências, aconteceu devido a decisão das empresas de retirar a vigilância armada e portas giratórias com detectores de metal das filiais da Rua Bartolomeu de Gusmão.

Dessa forma, os trabalhadores exibiam faixas de protesto e reivindicavam que as empresas não retirassem os equipamentos de segurança. Além disso, a categoria pede que a decisão judicial expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região seja cumprida, além da lei municipal nº 2573, que obriga a instalação de dispositivos de segurança nas agências bancárias da cidade.

Expedida em novembro de 2022, essa liminar deu um prazo de 30 dias para que o Bradesco instalasse porta eletrônica de segurança e realizasse a contratação de vigilância armada, porém após quatro meses, a determinação ainda não foi cumprida.

Menos segurança nas agências

De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região, desde 2022 o Banco Bradesco retirou de sua agência de Canudos o sistema de porta giratória, além de dispensar os agentes de segurança, sob a alegação de que a unidade deixaria de ser agência bancária para se tornar uma unidade de negócio.

Ademais, segundo o sindicato, nas agências do Santander, com a troca de lugar das portas giratórias, os bancários se sentem inseguros.

O que dizem os bancos

O Jornal NH entrou em contato com os bancos citados, mas não obteve retorno do Bradesco. Já o Santander afirmou ao jornal que a agência localizada no bairro de Canudos atende as normas da Polícia Federal, possuindo porta giratória e atuação de vigilantes na área dos caixas eletrônicos.

No entanto, os demais espaços da unidade do Santander na cidade são abertos, no intuito de que o contato dos gerentes com os clientes seja mais próximo, buscando soluções financeiras personalizadas para cada um.

*As informações são do Jornal NH.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock