Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central anuncia nova taxa de juros. E agora?

Na reunião do Comitê de Política Monetária desta semana a taxa de juros foi elevada a 13,75% Veja o que isso significa

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última quarta-feira (3), o Comitê de Política Monetária (Copom), em decisão unânime, elevou a Taxa Selic em 0,50 ponto porcentual. A taxa básica de juros, agora, está em 13,75% ao ano, o maior patamar desde 2017. Os economistas do mercado e as instituições financeiras já projetavam esse aumento. 

Essa é a 12ª alta consecutiva, é o maior aperto monetário da história do Banco Central. O movimento teve início no ano passado, momento em que a taxa estava em sua mínima histórica de 2%. Desde então, a autoridade tem anunciado aumentos na Selic. 

Sequência de altas da Selic

Sob a justificativa de um cenário econômico global adverso com a inflação ainda pressionada, o Comitê fez o reajuste e afirmou que a economia nacional, embora tenha apresentado melhora, o futuro da taxa inflacionária ainda apresenta desafios. 

O alívio no ambiente econômico nacional ocorre em meio às medidas aprovadas pela PEC Eleitoral, com a criação e ampliação dos programas sociais. Porém, segundo analistas da área, ao considerar o médio prazo, a taxa inflacionária deve voltar a pesar para os brasileiros. 

O Federal Reserve (Fed) e o Banco Central Europeu anunciaram novos aumentos para os juros. Dessa forma, o fim do ciclo da alta da Selic por aqui, que era anunciada para junho, teve que ser adiada devido à pressão internacional. 

A meta da inflação para o BC é de 3,5% para este ano. No entanto, especialistas já afirmam que a autoridade monetária deve estourar o teto pelo segundo ano consecutivo. Com as projeções do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acima do ideal, o fim do ciclo da alta de juros será postergado. 

Bancos como o Santander e Credit Suisse projetam que a Taxa Selic deve ultrapassar os 14% ainda neste ano, em razão dos últimos acontecimentos que impactam a economia mundial e da proposta recém aprovada pelo Congresso Nacional. 

Histórico da Taxa Selic 

Como dito anteriormente, esse ajuste é a 12ª alta da taxa de juros. Desde março de 2021, a taxa acumulou alta de 11,75 pontos. Confira como se deu esse processo. 

  • Março/2021: 2,75% ao ano 
  • Maio/2021: 3,50% ao ano 
  • Junho/2021: 4,25% ao ano 
  • Agosto/2021: 5,25% ao ano 
  • Setembro/2021: 6,25% ao ano 
  • Outubro/2021: 7,75% ao ano
  • Dezembro/2021: 9,25% ao ano 
  • Fevereiro/2022: 10,75% ao ano 
  • Março/2022: 11,75% ao ano 
  • Maio/2022: 12,75% ao ano 
  • Junho/2022: 13,25% ao ano  

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com