Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central do Brasil despenca 4 posições em ranking internacional

Um ranking internacional que avalia as 20 maiores economia do mundo rebaixou o Brasil da segunda colocação para a sexta. Saiba mais.

O Banco Central do Brasil caiu de posição no ranking do Green Central Banking Scorecard. Esse levantamento leva em consideração os bancos centrais das 20 maiores economias o mundo e avalia o quão ambientalmente amigáveis são cada um dos bancos. O ranking leva em consideração pesquisa e legislação, política monetária, política financeira e liderança.

Por que o Banco Central do Brasil foi rebaixado?

No primeiro critério, pesquisa e legislação, o Brasil atingiu 10 pontos de 10. Essa foi a pontuação mais alta recebida pelo Banco Central nacional. No critério de política monetária, o total foi de 18 pontos em 50. Em política financeira, também 18 de 50. Por fim, no critério liderança, o país alcançou 7 de 20 pontos possíveis. Ao somar 53 pontos de um total de 130, o Brasil recebeu nota C.

Ao citar o Brasil, a Green Central Banking Scorecard comentou que o progresso do país em relação ao último ano foi “relativamente lento”. Por essa razão também que, de 2º lugar, o Brasil caiu para 6º.

Ranking da sustentabilidade

Esse ranking tem como objetivo analisar e avaliar as políticas sustentáveis apresentadas pelos maiores Bancos Centrais do mundo. Pela primeira vez um país conseguiu atingir uma nota superior a C, levando nota B-. Trata-se da França, que ficou em 1º lugar. Essa é uma evidência de progresso por parte das economias globais no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente.

No 2º lugar ficou a Itália, seguida pela Alemanha, em 3º. O Banco Central da União Europeia levou o 4º lugar e o Reino Unido o 5º. Não é uma surpresa que os lideres do ranking sejam países europeus. A Europa é o continente que mais intensamente tem se engajado em atividades relacionas ao clima.

O restante do ranking segue a seguinte ordem, a partir do Brasil: China, Japão, Indonésia, Canadá, México, Índia, Coreia do Sul, Rússia, Austrália, Estados Unidos, Turquia, África do Sul, Argentina e, na última colocação, a Arábia Saudita.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com