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Banco Central está preparando novo serviço para acabar com o golpe do Pix; saiba mais

Entenda a proposta do Banco Central para facilitar a denúncia de golpes do Pix em aplicativos de bancos e instituições financeiras.

À medida que a digitalização financeira avança no Brasil, crescem também as preocupações com a segurança das transações online. Em um cenário onde o Pix, a ferramenta de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), se consolidou como uma das principais modalidades de pagamento, os golpes financeiros por meio desta plataforma dispararam.

Nesse sentido, o BC divulgou uma proposta nesta quarta-feira (4) para combater as fraudes e tornar a experiência do usuário mais segura. Na matéria a seguir, vamos explicar como ela funciona. Para isso, continue lendo!

Entenda a proposta antifraude do Banco Central

Pessoa encapuzada com celular na mão. No fundo preto, símbolo do Pix.
Imagem: FOTOKITA / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

O Banco Central propõe uma nova “experiência do usuário” nos aplicativos de bancos e instituições financeiras que utilizam o sistema Pix. A ideia central é a implantação de um canal direto para denúncias de suspeitas de golpes e fraudes dentro dos aplicativos.

Assim, a medida visa proporcionar mais agilidade na comunicação de possíveis irregularidades, atuando de maneira mais preventiva e eficaz contra os golpistas. O projeto, que é uma proposta do Grupo Estratégico de Segurança (GE-Seg) do BC, vai para discussão inicialmente como uma recomendação.

No entanto, o próprio Banco Central já sinalizou que no futuro essa funcionalidade pode se tornar um requisito obrigatório para todos os aplicativos que adotem o sistema Pix.

Sofreu golpe do Pix? Saiba o que fazer

Caso você tenha sido vítima de uma fraude através do Pix, a recomendação é documentar todos os detalhes possíveis. Isso inclui capturas de tela do aplicativo, registros da chave Pix utilizada e quaisquer outras informações relevantes.

Logo após perceber o golpe, é essencial entrar em contato com o banco através de todos os canais de atendimento disponíveis, relatando a situação e fornecendo os detalhes da transação fraudulenta. A maioria dos bancos já oferece canais específicos para denúncias de fraude.

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Porém, diante de qualquer incerteza, o consumidor deve utilizar os mecanismos tradicionais de atendimento ao cliente. Uma vez notificado, o banco irá realizar um “bloqueio provisório” da transação até que a situação seja esclarecida. Em caso de comprovação da fraude, os valores devem ser estornados. Além disso, é de extrema importância registrar um Boletim de Ocorrência relatando o ocorrido.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com