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Banco Central explica como funciona ‘ranking de reclamações’ dos bancos; BTG é a instituição campeã de queixas

Entenda como o Banco Central chegou ao resultado que apontou o BTG Pactual/Banco Pan, Bradesco e Inter como líderes em reclamações. Veja.

Na hora de escolher um banco para confiar em suas finanças, verificar o nível de satisfação dos clientes é crucial. Recentemente, o Banco Central divulgou um ranking de reclamações dos clientes, colocando o BTG Pactual/Banco Pan na liderança, seguido pelo Bradesco e pelo Inter.

O ranking gerou dúvidas entre os usuários, visto que esse resultado pode ser importante na hora de decidir utilizar um banco X ou Y. A base desses resultados é essencial para a confiabilidade da pesquisa, por isso, neste artigo, vamos explicar como o BC chegou a essa conclusão.

Desvendando a metodologia do Banco Central

O ranking do Banco Central inclui reclamações direcionadas a bancos comerciais, múltiplos, cooperativas, de investimento, financeiras e instituições de pagamento. As reclamações se dividem em três grupos:

  • Reguladas procedentes (quando há evidências de descumprimento de lei ou norma pela instituição financeira);
  • Reguladas-outras (sem indícios de descumprimento de norma ou lei) e;
  • Não reguladas (questões que não estão previstas na lei ou norma do BC).

Entenda o cálculo feito pelo BC

O Banco Central calcula o ranking multiplicando as reclamações reguladas procedentes por um milhão e dividindo pelo número de clientes. É importante ressaltar que apenas as reclamações consideradas procedentes são usadas no cálculo, ponderadas pelo número de clientes das instituições.

O ranking é trimestral, e se apresenta em duas listas: Top 15, que abarca bancos, financeiras e instituições de pagamento; e demais bancos, financeiras e instituições de pagamento.

Estas são as instituições com maior índice de reclamação

O BTG Pactual/Banco Pan lidera o ranking, com um índice de reclamações de 43,58. O que o fez chegar nesse patamar foi o registro de 1.004 reclamações em um total de 23,036 milhões de clientes. O Bradesco ocupa o segundo lugar, com um índice de 30,90 e 3.229 reclamações procedentes, seguido pelo Inter, com 29,38 e 776 reclamações procedentes.

Na lista das 15 maiores instituições, o C6 Bank é o quarto mais reclamado (índice de 24,13), seguido por Pagbank-PagSeguro (22,47) e Itaú (20,27). Seguem na lista o Santander (7º, com índice de 18,27), Caixa (8º, índice de 12,51), Neon (9º, com índice de 11,88), Votorantim (10º, com índice de 9,94), Mercado Crédito (11º, com índice de 9,83) e Banco do Brasil (12º, com índice de 9,46).

Imagem: NicoElNino / Shutterstock.com