Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central pede dados bancários para transação?

Saiba mais informações sobre o Banco Central e se a autarquia faz a solicitação de dados bancários para transações!

O Banco Central (BC) é uma autarquia federal responsável por permitir o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. Logo, a autoridade financeira seria uma espécie de banco dos bancos, fundamental para todo o sistema bancário. No entanto, o Banco Central pede os dados bancários para a população?

Apesar de ser a maior autoridade do Brasil nessa questão financeira, algumas dúvidas precisam ser sanadas com relação ao seu funcionamento e a sua forma de agir. Saiba mais a esse respeito na sequência.

Banco Central solicita dados bancários aos usuários?

A imagem mostra a placa do Banco Central do Brasil.
Imagem: Jo Galvao / shutterstock.com

De acordo com a própria autarquia, o Banco Central nunca entra em contato com as pessoas a fim de pedir dados bancários, como a solicitação de senhas, informações pessoais, cadastramento e recadastramento em sistemas.

Dessa forma, se isso acontecer, a recomendação é para não compartilhar nenhum desses dados. Pois se trata de uma tentativa de golpe utilizando o nome da autoridade financeira.

Ainda, o BC deixa claro que não envia mensagens para as pessoas. Sendo assim, cabe destacar que não deve abrir links e nem arquivos encaminhados nesses recados, visto que também pode ser uma tentativa de fraude.

Veja também:

Banco Central faz alerta sobre golpe informando que você tem possíveis ‘valores a receber’; confira

O BC cobra algum tipo de pagamento?

Além do Banco Central não solicitar dados bancários para a realização de transações, o órgão também não faz cobrança de dívidas, taxas, transferências ou pagamento de cheques sem fundos.

Logo, a orientação do BC é não fazer nenhum tipo de pagamento se não houve certeza da veracidade. Ainda, a possível vítima deve entrar em contato com o banco em questão para esclarecer dúvidas sobre as dívidas e aos cheques sem fundo.

Ademais, se um suposto funcionário do BC entrar em contato por telefone, desconfie e não compartilhe nenhuma informação com ele. Por fim, caso alguém tenha tido algum contato suspeito em ambos os casos citados, recomenda-se comunicar ao Fale Conosco do Banco Central.

Imagem: Jo Galvao / shutterstock.com