Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saque especial para donos de motos: você pode conseguir um bom valor e nem sabe

Você sabia que donos de moto podem conseguir um saque especial? Isso porque o veículo pode funcionar como uma garantia de empréstimo. Trata-se de uma modalidade que funciona de forma semelhante às outras, só mudando o ativo da negociação.

Sendo assim, o primeiro passo para resgatar esse saque especial é fazer uma avaliação da motocicleta. Nesta matéria você conhecerá um pouco mais sobre essa modalidade de empréstimo e quais bancos oferecem essa opção.

Como acontece o saque especial para donos de moto

A avaliação do veículo é o primeiro passo para realizar o saque especial uma vez que é ela que determinará o valor do empréstimo. Dessa forma, após a solicitação, ocorre a aprovação e o acordo dos termos e, enfim, a transferência do valor.

No entanto, algumas instituições financeiras solicitam que o dono da moto transfira a propriedade do veículo para o banco, de forma temporária. Assim, até que o empréstimo seja pago, o dono do veículo será o banco e não mais o solicitante. Confira as instituições financeiras que oferecem esse tipo de empréstimo.

Veja também: Multa de até R$ 880 pode ser CANCELADA; veja o passo a passo

Bancos que disponibilizam saque especial para donos de motos

A disponibilidade dessa modalidade pode variar de região para região, mas, no Brasil, muitos bancos oferecem esse tipo de saque especial. Confira:

Vantagens e desvantagens

Normalmente, empréstimos bancários para donos de motos que querem usar da motocicleta como garantia costumam ter juros mais baixos e a aprovação do solicitante tem mais chances de acontecer, em comparação à imóveis e carros. Além disso, os prazos para pagamento são mais flexíveis. 

Contudo, caso não consiga pagar o saque especial, automaticamente você perderá sua moto. Por isso, usar um ativo de grande valor como garantia pode representar um grande risco, principalmente quando a situação do bolso aperta. Ademais, alguns bancos costumam colocar restrições de uso do bem durante o prazo de empréstimo. 

Imagem: Nirat.pix / shutterstock.com