Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central revela instituições que mais tiveram reclamações nos últimos meses; veja o ranking

Descubra quais são os três bancos brasileiros que mais possuem reclamações de clientes e quais as principais queixas!

Escolher um banco para confiar seu dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil. São muitas opções disponíveis no mercado e diversas considerações a serem feitas, incluindo a qualidade do atendimento ao cliente.

Para ajudar nessa escolha, o Banco Central do Brasil divulga, trimestralmente, um ranking das instituições financeiras com maior índice de reclamações. O cálculo do número é feito considerando a quantidade de queixas validadas, que é dividida pelo total de usuários da organização e multiplicada por um milhão.

Em termos práticos, uma pontuação mais alta indica uma pior classificação para a instituição. Assim, neste artigo, você verá as principais empresas citadas e as queixas mais comuns de seus clientes.

BTG Pactual/Banco Pan lidera o ranking

No segundo trimestre de 2023, o conglomerado BTG Pactual/Banco Pan teve a maior taxa de reclamações, com um índice de 43,58. Para liderar o ranking, o banco registrou 1.004 queixas, em um universo de 23,036 milhões de usuários.

No ReclameAqui, a instituição tem uma nota de 7.1/10, considerada boa. Nesse sentido, as principais reclamações dos clientes estão relacionadas a cobranças indevidas, problemas com o cartão e dificuldades para negociar dívidas.

Bradesco e Banco Inter completam o topo da lista

O segundo lugar no ranking ficou com o Bradesco, que teve um índice de 30,90 e 3.229 reclamações procedentes. No ReclameAqui, o banco tem nota 6.8/10, considerada regular. Assim, as queixas mais comuns dos clientes são sobre cobranças indevidas de tarifas, demora no atendimento e qualidade do serviço.

Já o Banco Inter aparece em terceiro lugar, com um índice de 29,38 e 776 reclamações procedentes. No ReclameAqui, a instituição tem nota 7.8/10, considerada boa. Desse modo, os usuários do Inter costumam se queixar da dificuldade em acessar a conta, problemas com estorno e cobranças indevidas.

Outras empresas no ranking

Além desses, outros bancos também aparecem na lista das 15 instituições financeiras com mais reclamações. Nesse sentido, o C6 Bank é o quarto mais reclamado, seguido pelo Pagbank-PagSeguro e o Itaú.

A lista ainda conta, ocupando as posições seguintes, com o Santander, a Caixa, o Neon, o Votorantim, o Mercado Crédito e o Banco do Brasil.

Imagem: fizkes / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital