Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Banco Central surpreende com nova isenção; entenda

Descubra a surpreendente isenção do Banco Central e seus impactos. Mantenha-se informado sobre as mudanças e benefícios.

Helena SerpaPor Helena Serpa3 min de leitura
A imagem mostra a placa do Banco Central do Brasil. moeda de R$ 5 dinheiro

De acordo com uma recente instrução normativa (IN) BCB 450/24, as instituições financeiras do Brasil não precisarão mais pagar pela custódia ao fazerem saques de moedas. O Banco Central (BC) tomou esta medida para incentivar o fornecimento de troco. Além da retirada de cédulas sem condições de circular e a oferta de moedas metálicas.

Uma modificação na lei complementar 179/21 possibilitou essa isenção. A alteração permite o fornecimento de moedas por saque, não apenas pela troca por cédulas, a qual já era isenta de tarifa.

No entanto, tanto o BC, como o Banco do Brasil e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) garantem que não há problemas de falta de troco no país. Segundo esses órgãos, são as próprias instituições financeiras que identificam suas necessidades e solicitam o fornecimento de dinheiro ao Banco do Brasil através de um sistema gerenciado pelo BC.

Logística de fornecimento

O Banco do Brasil, que atua como operador logístico, mantém contacto frequente com o BC para definir a melhor logística para atender ao sistema financeiro nacional. Após receber a solicitação das instituições financeiras, o Banco do Brasil por sua vez solicita ao BC as quantidades necessárias que são posteriormente retiradas pelos bancos por meio de carros-fortes.

fachada do Bancos Central do Brasil, com letras e logotopo metálicos na cor cinza sobre uma parede de concreto cinza claro empréstimos nome
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

O BC assegura que o valor das moedas emitidas em relação à quantidade total do meio circulante está em consonância com os parâmetros internacionais. Além disso, é suficiente para atender às necessidades do sistema. O Banco do Brasil por sua vez, declarou que não identificou nenhum problema no fornecimento de moedas ou cédulas de baixo valor.

Aumento da tarifa para a remuneração do Banco do Brasil

Além de isentar as instituições financeiras de tarifas para o saque de moedas, a IN 450/23 também aumentou a tarifa máxima para a remuneração ao Banco do Brasil pelo serviço de custódia de 0,40% para 0,44%, sobre o valor financeiro total da operação.

O BC também salientou que não existe uma periodicidade fixa para a alteração das alíquotas. Estas podem ser ajustadas quando há aumento ou diminuição de custos e variam dependendo de qual serviço é prestado. Se é um saque ou uma troca, se são cédulas ou moedas e pela localidade.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Veja também:

Surpresa Incrível! Bolsa Família Paga Extra de R$ 552 em Fevereiro!

Em Manaus, por exemplo, um saque de cédulas solicitado no mesmo dia tem tarifa de 0.44%. Já em São Paulo, o mesmo serviço custa 0.36%.

Imagem: Jo Galvao / shutterstock.com

Helena Serpa

Autor

Helena Serpa

Jornalista mineira, formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Apaixonada por linguagem simples e comunicação acessível, atua como redatora no portal Seu Crédito Digital, onde produz conteúdos sobre finanças pessoais, cidadania, programas sociais, direitos do consumidor e outros temas relevantes para o dia a dia dos brasileiros. Sua escrita busca informar com clareza, contribuir com a inclusão digital e empoderar leitores a tomar decisões mais conscientes sobre dinheiro e serviços públicos.

Topicos relacionados