Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco do Brasil anuncia importante mudança sobre suas ações; confira

O Banco do Brasil anunciou um desdobramento em suas ações. Entenda como o número de ações em circulação aumentará.

O Banco do Brasil, uma das principais instituições financeiras do país, divulgou nesta sexta-feira (08) um comunicado relevante ao mercado. Nesse sentido, as ações do Banco do Brasil teve uma proposta de desdobramento de 100% aprovada.

Portanto, para cada ação emitida pela empresa, uma nova será atribuída. Isso aumentará a quantidade de ações em circulação, mas sem alterar o patrimônio da instituição ou a participação dos acionistas existentes.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelos investidores e pela imprensa financeira. Na prática, ela significa uma democratização do acesso às ações do Banco do Brasil. Com isso, se espera que mais pessoas físicas possam se tornar acionistas do banco. 

Ações do Banco do Brasil ficam mais acessíveis após desdobramento

Pessoa segurando celular que mostra logo do Banco do Brasil. Ao fundo, logo da B3 desfocado

Um fato relevante, já que essa medida ocorre após o banco viver um momento de alto crescimento no valor das suas ações durante este ano, um aumento próximo de 50%. Ademais, o desdobramento das ações do Banco do Brasil é uma estratégia que permite a uma empresa aumentar a quantidade de suas ações em circulação sem alterar seu valor de mercado. 

Nesse cenário, o valor individual de cada ação do Banco do Brasil é reduzido, mas o valor total das ações em circulação permanece o mesmo. Isso significa que os atuais acionistas manterão seu percentual de propriedade na empresa.

O principal objetivo do desdobramento de ações é tornar as ações mais acessíveis para um maior número de investidores. Muitas vezes, quando o preço de uma única ação de uma empresa se torna muito alto, o desdobramento permite que mais investidores possam adquirir ações, pois o valor por ação fica mais baixo.

Para atuais acionistas, desdobramento não altera valor total do investimento

Ainda é importante ressaltar, que para os atuais acionistas das ações do Banco do Brasil, o desdobramento não altera o valor total de seu investimento. No caso do Banco do Brasil, cada acionista receberá uma ação adicional para cada uma que já possui. Não haverá qualquer aumento no valor da sua participação acionária.

Veja também:

Banco do Brasil vai fazer pagamento de quase R$ 1 bilhão este mês; veja se vai receber algo

Para os potenciais novos investidores, especialmente as pessoas físicas, essa mudança facilita a aquisição de ações do Banco do Brasil. Estimula a participação de pessoas que desejam começar a investir no mercado de ações ou que desejam diversificar sua carteira de investimentos. 

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com