Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco do Brasil anunciou fechamento em massa de agências? Entenda a situação

Surgiu na internet, recentemente, uma notícia de que o Banco do Brasil iria realizar o fechamento de várias agências. Clique e descubra mais!

O Banco do Brasil figura entre as principais instituições financeiras do Brasil. No entanto, recentemente, surgiu a notícia, via canais da internet, de que ele havia anunciado o fechamento em massa de agências ao redor do país.

As notícias alegam que o referido banco, ainda neste ano de 2024, teria anunciado o encerramento de não menos que 361 agências e a dispensa de mais de 5 mil funcionários. No entanto, após investigação e análise cuidadosa, pode-se afirmar categoricamente que estas afirmações são falsas.

Pesquisas realizadas em sites confiáveis não encontraram qualquer informação sobre o suposto plano do Banco do Brasil. Após investigações mais aprofundadas, no entanto, descobriu-se que houve um plano semelhante, mas que não teve relação com o atual governo e não é recente.

Entenda a história por trás da notícia

Fachada de agência do Banco do Brasil.
Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com

A notícia que está sendo veiculada como recente é de fato oriunda de 2021. Em janeiro daquele ano, o Banco do Brasil anunciou metas para o fechamento de 361 unidades (incluindo agências e correspondentes bancários) e um sistema de demissão incentivada que visava 5 mil desligamentos. Naquele período, a instituição estava sob gerência do governo Bolsonaro.

De modo geral, o Banco do Brasil ainda chegou a dar continuidade ao plano. De acordo com informações veiculadas, o anúncio enfrentou resistência e causou desconforto junto ao governo da época, o que forçou uma revisão de alguns pontos do plano.

Nesse contexto, visava-se que determinadas agências, por exemplo, poderiam ser transformadas em postos de atendimento. 

É fake: Banco do Brasil não fechará agências

O programa de demissão incentivada, por outro lado, foi mantido e alcançou mais de cinco mil adesões. A grande maioria desses indivíduos optou pelo desligamento para fins de aposentadoria.

Veja também:

Ótima notícia do C6 Bank: anuidade e taxa de manutenção são zeradas

No entanto, com efeito, as noticias que afirmam que o Banco do Brasil planeja demitir funcionários em massa ainda este ano são completamente falsas. As informações reportadas são antigas e não encontram correspondência nos fatos atuais.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com