Seu nome pode ser incluído no SPC e Serasa quando alguma conta não é paga dentro dos limites de vencimento. Como consequência disso, seu nome fica “sujo”, tornando-se bem mais difícil conseguir obter crédito no mercado, independente do produto solicitado, como empréstimos e cartões de crédito, por exemplo. Entretanto, caso você mantenha as suas contas em dia, e por alguma fatalidade, mais recentemente você teve alguma pendência financeira ficando negativado. Será que isso pode lhe trazer algum prejuízo? Infelizmente, a resposta é sim! Aqui neste artigo, saiba como alguns bancos têm agido com seus clientes com potencial risco de inadimplência. Por exemplo, de acordo com relatos de clientes, o Banco do Brasil cancela cartão de crédito quando identifica restrições no CPF dos seus clientes.

É provável que você também goste:

Empréstimo na Caixa sem consulta ao SPC/Serasa com garantia do FGTS? Saiba como

Confira 5 vantagens de fazer um empréstimo pela internet

Com o fim do Ourocard American Express, quais opções tem no BB?

Banco do Brasil cancela cartão de crédito de clientes no SPC/Serasa

Cancelamento de cartões de crédito com CPF sujo

Embora suas inadimplências nada tenham a ver com cartão de crédito e com o seu banco, desde que você mantenha os pagamentos em dia, algumas instituições têm cancelado os cartões de crédito de seus clientes, como por exemplo, o Banco Brasil.

Para melhor entendimento, o cliente tem o nome limpo e possui um bom score de crédito, então solicita o cartão de crédito, e por algum motivo deixa de pagar suas contas. Cabe ressaltar – sejam elas de qualquer espécie. Quando isso ocorre, o banco cancela o seu crédito.

Parece injusto, não é mesmo? Contudo, legalmente os bancos podem sim agir desta maneira, inclusive outras instituições além do Banco do Brasil cancela cartão de crédito. Por exemplo, o Banco Santander tem reduzido o limite dos cartões de crédito dos clientes. E a situação é mais grave, pois não necessita aviso prévio, pois em outubro de 2018, o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu alterar as regras.

Ou seja, com a mudança, o limite de crédito poderá ser reduzido mais rapidamente, em caráter excepcional. Principalmente naqueles casos em que ocorre uma considerável deterioração do perfil de risco de crédito do cliente. Portanto, tenha muito cuidado quando atrasar as suas contas, para evitar que o seu crédito seja perdido.

Entretanto, cabe mais uma ressalva especificamente no caso do Banco do Brasil. Assim que o CPF não tenha mais pendências, o cartão de crédito do cliente é reativado automaticamente.

Outras consequências

Quando se está com o nome sujo, não só o cartão de crédito pode ser “cortado”. O cliente pode perder o direito de usar cheques, limites de crédito e demais linhas de crédito, como empréstimo pessoal e financiamentos. Por fim, fica a dica que a atitude mais sensata é sempre pagar as contas em dia, com o intuito de manter um bom score de crédito, e então poder usufruir de benefícios em diferentes instituições financeiras.

Enfim, gostou do nosso artigo?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter, Instagram e compartilhe com os seus amigos! Acompanhe artigos e notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.