Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco do Brasil fará concurso público para PCDs

Concurso do Banco do Brasil segue determinação do TCU. Atualmente, a instituição não cumpre com o percentual mínimo de colaboradores com PCDs

Na última quarta-feira (25), o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o Banco do Brasil deve realizar concurso público voltado para pessoas com deficiência. A instituição financeira tem, a partir da determinação, o período de 90 dias para divulgar o plano de cumprimento da decisão.

A exigência do TCU parte do baixo percentual de vagas preenchidas por PCDs no BB. De acordo com o tribunal, atualmente, o Banco do Brasil possui apenas 1,84% dos colaboradores com algum tipo de deficiência, quando o percentual mínimo exigido por lei é de 5%.

Banco do Brasil irá realizar concurso público para PCds

A determinação do TCU atendeu, em partes, o pedido apresentado pelo procurador Sérgio Ricardo Costa Caribé, do Ministério Público de Contas. Em sua solicitação, o relator destacou já terem se passado mais de 20 anos desde o Decreto 3.298/1999 e da Lei 8.213/1991, além dos mais de 30 anos da Lei 7.853/1989.

Mesmo assim, o Banco do Brasil segue sem ter preenchido 2% de suas vagas com PCDs. Com a decisão do Tribunal, o banco precisará realizar um concurso voltado para o preenchimento de vagas para pessoas com deficiência.

O certame será necessário para que o Banco do Brasil consiga alcançar o percentual mínimo de 5% de funcionários PCDs. 

Em meio à análise do pedido, o BB alegou que não estava “obrigado a abrir concursos públicos sem necessidade e utilidade de contratação e exclusivamente pela interpretação isolada de um dispositivo”. A alegação não foi aceita pelo Tribunal. 

Concurso do BB para PCDs

Dado o prazo de 90 dias, o Banco do Brasil deve apresentar o edital do concurso público exclusivo para PCDs. Atualmente, a instituição financeira possui um certame em andamento, com período de inscrição até o dia 24 de fevereiro. 

Ao todo, são 6 mil vagas para escriturários em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. O concurso destina 5% das vagas para PCDs, sendo estas um total de 300. Confira mais informações sobre o concurso do Banco do Brasil.

Imagem: Sérgio V. S. Rangel / Shutterstock