Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Inter sugere investimentos mais vantajosos após alta da Selic

O especialista do Inter destaca que investir em ativos mais voláteis, como a renda variável, é aconselhável para ter diversificação.

Na última reunião do Copom, a taxa básica de juros Selic recebeu uma elevação de 1 ponto percentual. Dessa forma, passou de 4,25% para 5,25% ao ano. Essa medida do Comitê do Banco Central visa conter a inflação, que já acumula 8,35% desde junho de 2020. Assim, essa é o 4º aumento da taxa. Diante disso, em quais investimentos é mais vantajoso investir? Confira abaixo as dicas do Banco Inter

Innova: Inter lança novos fundos com investimento a partir de R$ 100

Banco Inter sugere investimentos mais vantajosos após alta da Selic

A alta da Selic leva ao aumento da procura por investimentos de renda fixa e crédito privado. Em suma, esses tipos de aplicações têm a rentabilidade ligada à taxa de juros. Ou seja, quando a taxa sobe, essas aplicações pagam mais.

De acordo com a análise do especialista do WIN do Inter, Luiz Flávio da Silveira, existem também, outros investimentos sem liquidez imediata. Em suma, há os títulos públicos, como o como o Tesouro Selic; e os privados, como CBD, LCI e LCA. Esses títulos tem uma proteção contra a alta de inflação. 

Ou ainda, é possível investir em títulos pós-fixados. Por ter ligação com o CDI, esses produtos financeiros se beneficiam com a alta da Selic. Ou seja, quando a Selic cresce, o CDI também aumenta. Por fim, o especialista cita os títulos de banco médios, que conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). 

Mas atenção! O especialista do Inter destaca que investir em ativos mais voláteis, como a renda variável, é aconselhável para ter diversificação. Dessa forma, você garante uma carteira mais equilibrada e com retornos maiores. 

E a poupança?

A rentabilidade da poupança tem relação com a taxa Selic. Dessa forma, quando a Selic é maior que 8,5% ao ano, a caderneta rende 0,5% ao mês + Taxa Referencial. Por outro lado, quando a Selic está abaixo desse valor, a poupança rende 70% da taxa base. Com a Selic em 5,25%, a poupança rende 3,68%.

De acordo com Luiz Flávio da Silveira, especialista de Investimentos do WIN do Inter, 

“Na regra atual, a poupança se beneficia da alta da Selic. Porém, ao ser comparada com outras opções de investimentos, é possível encontrar outras mais rentáveis e com o mesmo risco. CDBs de banco com bom rating de crédito e o Tesouro Selic são interessantes. Outra opção é a LCI do Inter com liquidez diária após 90 dias, isenta de imposto de renda assim como a poupança”.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com