Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco realmente pode diminuir o limite do cartão de crédito?

Não há dúvida que o cartão de crédito é uma das maiores ferramentas financeiras, além de ser uma das mais amadas pelos brasileiros por conta das suas possibilidades. Afinal, quem nunca comprou no cartão de crédito aquele presente caro e parcelou em 12 ou até mesmo 24 meses o pagamento do produto?

Todos nós sabemos como é boa a sensação de ter acesso a tudo, porém, dependendo da forma que você o usa, o seu banco pode “cortar suas asas” ou seja, diminuir seu limite.

Por isso, preste atenção e aprenda a usar o seu cartão corretamente, e como manter seu limite de crédito intacto.

Como funciona o cartão de crédito?

Apesar de ser uma grande vantagem para os seus clientes devido aos benefícios de pagamento durante muitos meses, muitas pessoas não pagam corretamente. Ou até mesmo não pagam os seus credores os valores emprestados.

Somente para você ter uma ideia, atualmente 67% das famílias brasileiras estão endividadas com o banco, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Ou seja, isso significa que mais da metade dos brasileiros não sabe utilizar o cartão de crédito corretamente..

“Mas, existem formas de usar o cartão corretamente?”

Primeiramente você deve ter um planejamento financeiro e utilizar o cartão pensando nos valores que serão pagos até o pagamento total da dívida, não se tornando refém desta ferramenta para manter tudo em dia.

Por que os bancos podem diminuir os limites do meu cartão de crédito?

O principal problema para os bancos é quando seus clientes se tornam inadimplentes, pessoas que não pagam suas dívidas nos prazos estabelecidos.

Dessa forma, para prevenir riscos de investimentos em clientes com grande potencial de risco, o banco pode reduzir os limites destes clientes. 

Sendo esta medida aprovada pelo Conselho Monetário Nacional, que prevê que os bancos podem reduzir os limites de crédito de clientes arriscados sem o aviso prévio.

Imagem: Perfect Angle Images / shutterstock.com