Será que o banco pode negar a abertura de conta salário?

Muitas transações bancárias, incluindo empréstimos e limites de cartão de crédito necessitam de uma avaliação do histórico de pagamentos do consumidor. Mas, e quando se fala em conta salário, como funciona? Embora seja um assunto bastante polêmico e que gera diversas dúvidas, existem leis e obrigações a serem cumpridas pelo banco, as quais você conhecerá a seguir! Entretanto, será que o banco pode negar a abertura de uma conta salário por você? Tire as suas dúvidas.

Leia também:

Previdência Privada PGBL ou VGBL: qual a melhor opção para você?

O que é o histórico do consumidor?

Também chamado de score, trata-se de uma pontuação dada a cada indivíduo, com base em diversos aspectos:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Dívidas e pendências de pagamentos.

Além disso, são levadas em conta as compras feitas, fazem-se comparativos entre gastos mensais e o salário, e muito mais. Tudo isso, tem um único intuito: determinar quão bom pagador você é. Portanto, quanto maior seu score, maiores as chances de você ter créditos aprovados.

O score nada mais é que uma garantia para a instituição financeira de que você irá pagar pelos créditos solicitados. Pense que, se você fosse um banco, não emprestaria dinheiro para devedores, não é?
Mas, quando se fala em conta salário, o score do consumidor ou seu CPF, em hipótese alguma, serão levados em conta!

O que é preciso para abrir uma conta salário?

Como já dito anteriormente, estar com o nome limpo não é um pré-requisito para abrir a conta salário. Isto porque esta operação é um direito de todos os trabalhadores. Portanto, independente do seu histórico, dívidas ou quaisquer pendências de pagamentos, o banco tem o dever de abrir uma conta para que você receba seu salário. O que podem ser vetados são cartões de crédito, empréstimos e outras opções bancárias que necessitem da consulta ao CPF.

Mas, e se o pedido for negado?

Reforçamos que, é obrigação de todos os bancos abrirem contas salário. Caso seu pedido seja negado, é preciso registrar a ocorrência imediatamente. Isso pode ser feito através de um Boletim de Ocorrência (BO) ou mesmo denúncia ao PROCON.

Quem tem o nome sujo corre algum risco?

Muitas pessoas que têm o nome sujo, ao abrir poupança ou conta salário, tem medo que seu dinheiro seja retirado para quitar as dívidas. Saiba que tal risco é praticamente nulo, e só será concretizado em caso de determinação judicial. Portanto, você pode abrir sua conta sem medo algum!

Gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Sobre o autor Ver Posts Author website

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fundador dos sites Optclean Tecnologia, Conexão Estudante e Seu Crédito Digital.

Comentários no Facebook