Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco suspende desconto de parcelas do consignado por 120 dias; saiba mais

Banco concede suspensão de 120 dias no desconto de parcelas de crédito consignado para. Entenda quem tem direito e os prazos envolvidos

Diante das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no início de maio de 2024, o Banrisul anunciou a suspensão do desconto de parcelas de crédito consignado para servidores públicos estaduais por um período de 120 dias. Assim, a medida visa auxiliar os servidores que sofreram com as inundações e precisam de um tempo para se reestruturar.

Dessa forma, na luta para amenizar o impacto financeiro causado pela atual conjuntura econômica, o Banrisul decidiu suspender a cobrança das parcelas de empréstimos consignados de maio a agosto. Assim, a medida, que contempla servidores de diferentes esferas – executiva, legislativa e judiciária –, promove um respiro no orçamento desses trabalhadores.

Suspensão das parcelas do consignado

De acordo com o Banrisul, essa suspensão ocorrerá de forma automática. No entanto, é possível que o cliente opte por continuar com os pagamentos normais, caso assim o deseje. As parcelas que forem prorrogadas serão reposicionadas para o final do contrato do empréstimo, estendendo o prazo por mais quatro meses.

Portanto, os interessados em ajustar seus contratos podem fazer isso facilmente através do aplicativo do Banrisul (disponível para Android e iOS), onde será possível gerenciar a prorrogação das parcelas. Assim, a facilidade introduz uma camada extra de conveniência e acessibilidade para os servidores públicos estaduais impactados.

Casal de idosos conferindo documentos do consignado. Óculos sobre a mesa, casa ao fundo.
Imagem: Monkey Business Images/ shutterstock.com

Outras medidas do Banrisul

O Banrisul também anunciou outras iniciativas financeiras, como linhas de crédito emergenciais que ultrapassam R$ 7 bilhões para suprir necessidades de capital de giro para empresas. Além disso, também ocorreram medidas como a repactuação de créditos pessoais e a suspensão de cobranças em cartões de crédito e financiamentos habitacionais.

Veja também:

Tragédia no RS: confira como sacar o Bolsa Família antecipado

Enfim, a soma de todas estas ações delineia um esforço integrado do banco em função do bem-estar econômico dos cidadãos gaúchos e das estruturas empresariais do estado em um momento em que a continuidade das atividades econômicas se torna um desafio.

Imagem: Monkey Business Images/ shutterstock.com