Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O banco vendeu sua dívida? Veja que você deve fazer!

Entenda o que acontece quando o banco vende a sua dívida

Ninguém está livre de passar por alguns problemas financeiros e acabar devendo para uma instituição bancária. Suponhamos que você ficou devendo determinado valor, foi negativado no SPC e Serasa, e deixou a sua dívida prescrever.

Chega um momento em que o banco poderá vender essa dívida para empresas de cobranças, que agora oferecem grandes descontos, de até 90% no Serasa Limpa Nome, por exemplo. E agora, o que fazer?

Mesmo que você esteja enfrentando um dilema neste momento, com a possibilidade de obter um desconto enorme, é preciso refletir. Confira, a seguir, 5 coisas que acontecem quando o banco vende a sua dívida:

1) Seu nome será limpo

Caso seu nome esteja sujo (SPC e Serasa), ele será limpo realmente. Assim que você pagar a primeira parcela de uma eventual negociação, ou quitar o valor à vista, o credor tem até cinco dias úteis para eliminar qualquer negativação no seu CPF.

2) Seu Score de crédito continuará baixo

É importante considerar que o seu score de crédito será afetado por um bom tempo. Isso acontece pois ele considera o seu histórico de crédito ao longo dos últimos doze meses. Portanto, você precisará ter paciência na retomada do crédito, e precisa estar ciente que isso não acontecerá em curto prazo.

3) A instituição credora nunca mais concederá crédito

Caso a dívida perdure durante um longo tempo, muito provavelmente a instituição financeira irá lhe negar crédito, pois você não honrou com um compromisso, e precisou passar por uma assessoria de cobrança que acabou comprando o ativo.

Em alguns casos, pode ser que a instituição volte a conceder crédito, mas são raras exceções.

4) Seu nome vai para o SCR

Esta é a mais importante informação. Caso você faça uma eventual negociação, e pague somente 10% da dívida, sem o juros, o banco informará que você causou prejuízo à instituição. Essa informação é inserida no SCR do Banco Central, e outras instituições poderão consultar por pelo menos 24 meses.

O que é o melhor a fazer?

Neste caso, o melhor a fazer é procurar diretamente o banco onde foi gerada a dívida e conversar diretamente com o seu gerente. Ofereça o pagamento do valor principal, e que você gostaria que seu nome fosse removido do SCR.

Ao negociar diretamente com o banco, é possível a retomada do crédito de maneira definitiva, pois não constará nada no banco de dados do Banco Central.

É importante lembrar que, mesmo com a venda da dívida, os direitos do devedor como consumidor permanecem válidos. A empresa de cobrança não pode expor o devedor a constrangimentos, ameaças ou cobranças abusivas.

Além disso, o devedor deve se certificar da legitimidade da empresa que adquiriu a dívida e manter-se informado sobre seus direitos e deveres ao lidar com essa situação.

  • Veja também o nosso vídeo sobre o assunto: