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Bancos brasileiros são realmente seguros? Importante organização questiona

A segurança dos bancos brasileiros é questionada após relatos de casos de invasões em contas bancárias. Veja mais!

Para toda e qualquer operação bancária é necessário o máximo de segurança. Por isso, quando deseja abrir conta, seja corrente ou poupança, o consumidor prioriza os bancos brasileiros que realmente são seguros.

Infelizmente, mesmo escolhendo uma determinada instituição financeira após análise minuciosa, nem todos os clientes estão salvos da insegurança. Recentemente, por exemplo, o Bradesco, Itaú e Santander tiveram a segurança questionada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Nubank foi a primeira instituição financeira a receber notificação

Apesar do Idec questionar os bancos considerados “tradicionais” em relação à segurança, a situação começou após relatos de usuários do Nubank. Na ocasião, foi relatada a invasão de contas por uma espécie de programa hacker, com realização de empréstimos e transferências indevidas.

O Nubank até mesmo orientou os clientes sobre a ação dos criminosos, dizendo que eles têm acesso remoto ao aparelho da vítima após o consumidor baixar aplicativos piratas. O Idec, então, indagou o banco digital sobre a segurança no app.

Segundo o portal Valor Econômico, em resposta, a fintech afirmou que os apps são de origem legítima. “Por se tratarem de funcionalidades que permitem o acesso irrestrito do aparelho celular, o Nubank alega que todo e qualquer aplicativo bancário pode estar suscetível ao acesso pelos fraudadores”, afirmou o banco digital.

Idec questiona bancos 

Sendo assim, diante dos relatos e da solicitação encaminhada ao Nubank, o Idec agora pergunta ao Itaú, Bradesco e Santander sobre o golpe do acesso remoto. A intenção do instituto é entender quais medidas estão sendo adotadas pelos bancos para prevenção e reembolso das vítimas que caíram na fraude.

Em nota ao Valor Econômico, o Itaú disse que vai colaborar com o Idec na busca de novas ferramentas de prevenção. Já o Bradesco contou que orienta os clientes sobre os tipos de golpes e fraudes. O Santander, contudo, afirmou que só vai se manifestar sobre o questionamento dentro do prazo definido pelo instituto.

Imagem: LookerStudio e elimam / Shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital