Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancos com mais reclamações em outubro são revelados; veja se o seu está na lista

Conheça agora o ranking do Banco Central sobre os bancos com mais reclamações no país e veja qual instituição lidera a lista!

O Banco Central atualizou a lista dos bancos com mais reclamações do Brasil. A cada trimestre a autarquia divulga o ranking com as instituições financeiras de acordo com o número de reclamações que elas recebem.

Para esse cálculo, o Banco Central leva em conta apenas as reclamações procedentes, ou seja, aquelas em que realmente há uma suspeita de que a instituição quebrou ou deixou de cumprir as normas da autarquia.

Assim, o cálculo para determinar os bancos com mais reclamações é o seguinte: primeiro multiplica-se o número de reclamações procedentes por 1.000.000. Depois esse resultado deve ser dividido pelo número de clientes que a instituição financeira possui.

3 bancos com mais reclamações continuam os mesmos

O ranking com os bancos com mais reclamações é uma lista com as 15 instituições que alcançaram os maiores índices de acordo com o método do Banco Central. De acordo com os dados, para o terceiro trimestre deste ano os 3 primeiros são:

Essas instituições ocuparam as mesmas posições nos resultados do segundo trimestre deste ano. Entretanto, apesar de estarem no topo, todas elas apresentaram uma redução nos índices de reclamação. Por exemplo, o BTG Pactual teve um índice de 43,58 no 2T23 e de 38,41 no 3T23. O Bradesco saiu de 30,90 para 29,02 e o Banco Inter tinha 29,38 e chegou a 24,91.

Veja também:

Bolsonaro sofre nova condenação por grave crime; confira

Ranking dos bancos que mais receberam reclamações.
Fonte: Banco Central

1º colocado está há 1 ano no topo

Ser o número 1 no ranking dos bancos com mais reclamações pode não ser uma posição que as instituições financeiras desejam, entretanto, o BTG Pactual parece não se importar com isso.

Conforme as informações do Banco Central, desde o 3º trimestre de 2022, o banco ocupa o topo desse ranking. Em contrapartida, o banco que registrou menos reclamações foi o AME DIGITAL. 

Imagem: fizkes / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital